Sussurros do mar

segunda-feira, 19 de março de 2012

foto via: http://www.public-domain-photos.com 

“As ondas são anjos que vivem no mar” sempre me lembro desse poema quando chego à praia... E Álvares de Azevedo estava certo. São anjos a sussurrar, com seus braços de ondas a envolver, abraçar, puxar para mais perto, para dentro de sua imensidão. 
Seus sussurros trazem-me saudade. Saudade de tudo e de nada ao mesmo tempo, saudade da infância, brincadeiras na praia com os primos, férias e despreocupação infantil, saudade de quem está longe, saudade da minha metade, de minhas outras terras...

O mar traz os tesouros de lembraças lindas, pérolas guardadas em minha cabeça, numa imagem pirata de tudo o que ja vivi. Pirata, porque é a cópia editada de minha vida. Como tudo o que escrevo, reflete bons acontecimentos, afundando o que não foi bom, no oceano de tudo o que se tenta esquecer, o lugarzinho longe dentro de mim, onde faço força para não velejar.

E cada onda, cada abraço seu, traz ao pé do ouvido o arrepio e aceleração do coração, ao mesmo tempo o aperto da saudade. Fico imaginando se o mar revela essa mesma saudade a todos, ou se só revela o sentimento mais próximo a cada pessoa... Que a saudade está sempre andando ao meu lado: Saudade da pátria, da família, dos amigos, do marido, da outra pátria... A saudade nunca, jamais, me abandona, minha companheira fiel, a qual aprendi a conviver, entender e apreciar.

A saudade é muitas vezes mal entendida, é confundida com dor e sofrimento. De fato dói por vezes, quando sem querer aperta demais o coração, mas há que se enxergar um pouco além e analisar o porquê da dor... Se dói é porque se tem motivos para sentir falta, se exite motivos para sentir falta é porque existe alguém ou algo tão importante em sua vida, que é digno de saudade. Ter tanto motivo para ter saudade, viver em saudade, só pode significar que tenho tanto motivo para ser feliz, tenho tantas pessoas importantes para me faltar.

Cheiro de mar, a brisa, o abraço e o sussurro. Saudade, coração apertado e leve ao mesmo tempo. Vontade de chorar e rir, abraçar quem não está... Praia, mar, sol, andorinha, barquinho, areia brilhante, onda, conchas e risada de criança. Profundidade, tesouro, pérola, sal. Gosto de saudade, cheiros que brilham, paisagem salgada. Contudo, não ha como descrever o mar e seus sentimentos, é tão pessoal o que do peito é retirado, que deixo uma brecha para que cada um complete com o que lhe é cantado pelas ondas, num assopro ao pé do ouvido.

Talvez o mar lhe traga alegria, talvez algumas tristezas, talvez leve suas preocupações e deixe somente a paz, o importante é escutar seus sussurros e deixar que eles tirem e tragam a tona o que melhor lhe couber, deixar ser abraçado pelas ondas e roubado pelos piratas de suas lembranças. ouvir o canto da sereia, o sussurro dos anjos... Mergulhe entre os anjos, navegue nesse mar.

Comentários (15)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Carol, saudade de seu talento escrito viu!
O mar! Aqui em Minas só falta o mar pra ser o lugar perfeito viu.
Me fez lembrar da música que eu mais gosto do Teatro Mágico: Ana e o mar. rs
O mar nos trás tantos tesouros em forma de ondas: lembranças, pensamentos, carinho em forma de brisa.

Lindo texto!
1 resposta · ativo 681 semanas atrás
Oi lindinha!
Que gostoso um comentário seu por aqui! Acabei de passar no seu blog e me deliciar com sua escrita. :)
Não conheço essa música, mas vou procurar! :D
To meio por fora de musica brasileira, só tenho escutado as de criança... ahahahah Obrigada pela dica!
Beijos!
Oi Carol! Lindo de se ler. O mar, lindo de se ver. Revela encantos profundos da emoção e traz à tona sentimentos sublimes. Beijos e minha admiração por você e pela casa.
1 resposta · ativo 681 semanas atrás
Obrigada querida!
Muito bom receber um comentário seu!
Obrigada por deixar sua marquinha por aqui! :)
Beijos!
Nossa Carol, seu texto como sempre esta MARAVILHOSO, o trecho que vc fala sobre a analise da dor da saudade foi profundo para mim e muito verdadeiro.
Amei beijossss e curta muita praia e mar .
1 resposta · ativo 681 semanas atrás
Obrigada Fernanda!
Que bom que gostou do texto! Fiquei muito feliz com seu comentário!
Infelizmente a praia acabou, foi só uma semana, mas curti muito e agora estou matando as saudades dos amigos e família.
Super beijos!
magnifico !!! Pena que nao pude estar ai com Voces... bem que se estivesse, talvez nao saisse esse texto lindo :)
Continue...sempre

Zsombor
1 resposta · ativo 681 semanas atrás
Ia sair um outro mais lindo ainda, só que não ia falar de saudade e sim de amor. :)
Te amo!
Obrigada!
Beijos!
É mesmo Carol, a saudade por companheira tem que ser nossa amiga, senão não daria certo.
1 resposta · ativo 681 semanas atrás
Se não pode vencê-la, junte-se a ela né Re? :)
Que lindo texto, Carol. Deu até saudade em mim também e fiquei mais enriquecida, literalmente ao ter esse seu sentimento derramado em letras. Parabens!!!!!! lindo, lindo!!!
1 resposta · ativo 681 semanas atrás
Lindo é seu comentário Betty! Obrigada!
Não é difícil se encher de sentimentos com o mar por perto... Será esse o seu segredo? rsrsrs
Beijos, querida!
Pro Domo Kft teszt, nao tire amore por um pouco..
estamos testando o Google Alerts :-)
Beijos
Uma delicia ler seu texto...como tantos que ja li aqui.
Tenho sonhado muito com mar, com grandes ondas que apesar de grandes e de suas força não representam medo pra mim nos sonhos e esse texto me veio como inspiração e compreensão...um beijo amiga Carol!
1 resposta · ativo 679 semanas atrás
Que lindo querida!
Eu também acho que o mar só pode ser coisa boa, adoro! Talvez uma grande mudança, pra melhor é claro, talvez algo grande que vem como uma onda (seu livro? :))... De qualquer forma, só pode ser bom, ainda mais se é para você, talentosa e doce como é...
Obrigada por me deixar feliz com seu comentário.
Super beijos!

Postar um novo comentário

Comments by

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...