https://www.facebook.com/diario.brasileira.na.hungria
Gmail:
carol.szabadkai@gmail.com
Por favor, dêem uma olhada na lista de links e artigos que deixei disponível em SOS Brasil/Hungria, antes de me fazer perguntas. Eu tento responder a todos os e-mails e mensagens o mais rápido possível, mas muita coisa já exposta é perguntada. Pesquisem antes e nossa comunicação será muito mais eficaz.
Obrigada!
PS- Eu adoro ajudar, mas faço isso voluntariamente, não sendo empregada por nenhum órgão ou empresa, apenas pelo prazer de passar a frente o que sei e pela consciência de como pode ser difícil mudar de país sem saber muita coisa sobre ele.
Para ME ajudar, dêem uma olhadinha no meu livro
Grãos de Areia. ;)
http://carolszabadkai.wixsite.com/graosdeareia/contato
Para ME ajudar, dêem uma olhadinha no meu livro
Grãos de Areia. ;)
http://carolszabadkai.wixsite.com/graosdeareia/contato
Casa e Fogão · 680 semanas atrás
Te enviei um e-mail.
BJS
Clunes · 651 semanas atrás
Carol 76p · 651 semanas atrás
Boa sorte!
Beijos!
magna silva · 622 semanas atrás
Obg. ! aguado feedback
Carol 76p · 622 semanas atrás
Fico muito feliz que tenha gostado do meu cantinho. :) Você será sempre bem-vinda por aqui.
Para corresponder-se comigo, pode me mandar e-mail e eu ficarei feliz em respondê-la.
Beijinhos!
sitioearte 1p · 605 semanas atrás
Poderia de ajudar ??
Meu filho quer participar do ciência sem fronteira mas a bolsa que a CAPES oferece é de 870 euros. Isso dá para custear todos os gastos com moradia, transporte e alimentação???
Uma mãe muita aflita.
Carol 76p · 605 semanas atrás
Essa bolsa de 870 euros é muito boa! Com esse dinheiro da pra viver, curtir e viajar por aqui. A maioria das famílias não ganham isso de salário e pra uma pessoa é excelente. Já tem alguns alunos participando desse programa por aqui e eu coloquei, justamente por causa desse programa, alguns links na página SOS Brasil/Hungria. Da uma olhadinha por lá e entra nos grupos do face sobre o tema. O grupo Brasileiros na Hungria, ajuda muito tb.
Fora isso, qualquer dúvida, entra em contato comigo e eu posso tentar ajudar. Mas fique tranquila quanto ao dinheiro, é um bom dinheiro. :)
Espero que já não esteja tão aflita. :)
Beijinhos!
Silmara Santos · 592 semanas atrás
Estou ensaindo pra te escrever a um bom tempo e hoje finalmente tomei coragem. Eu sou Brasileira e estou morando na Hungria em Debrecen, me mudei pra cá 6 meses atrás pra viver com meu namorado que é húngaro. Estamos namorando a 1 ano e 9 meses. Encontrei seu blog a quase um ano atrás quando estava considerando a idéia de viver na Hungria e tenho sempre acompanhado e lido os seus textos. Me identifico com você, por diversas razões, primeiro por ter um relacionamento com um húngaro, e assim como foi no início da sua história a nossa também pareceu impossível (para as pessoas nunca para mim), com momentos difíceis, momentos de espera e saudade. E também tenho medo de dirigir, (achei incrível como você descreve exatamente o que sinto no seu texto sobre o medo de dirigir).
Estou muito feliz vivendo aqui, conheci pessoas maravilhosas, estou trabalhando e me esforçando muito para aprender o húngaro, para mim a língua têm sido um obstáculo já que meu namorado não fala português, felizmente nós falamos inglês e isso têm ajudado. Hoje me sinto orgulhosa porque já consigo me comunicar (claro que muito mal), mas as pessoas me ajudam muito e se esforçam para me entender e me ensinar também. Estou começando a construir minha vida aqui e os seus textos me ajudaram a tomar a decisão de me mudar e também na minha adaptação. Não vou falar mais sobre mim porque esse é seu espaço e aqui só cabem as suas encantadoras histórias, reflexões e experiências. Adoraria poder te contar mais em outra oportunidade. Gostaria de te parabenizar, pois você escreve divinamente. Agradeço por compartilhar seus lindos pensamentos, experiências e informações.
Te desejo muita felicidade e sucesso.
Um grande beijo,
carolszab 55p · 592 semanas atrás
Pode me colocar no face e pode me escrever e-mail para conversarmos melhor, se quiser. :) Beijos!
Silmara · 592 semanas atrás
Beijos, :)
carolszab 55p · 592 semanas atrás
Eloiza Paes Campos · 579 semanas atrás
Sempre curto seu blog Carol e quando estive na Hungria, foi muito corrido e nem pude fazer contato.
Más estou a par de tudo por aí através de você e outros.
Acho que ano que vem consigo voltar e com mais tempo.
Beijocas.
carolszab 55p · 579 semanas atrás
Fico muitíssimo feliz em saber que você gosta do blog! Tenho estado um pouco afastada dele, mas vou retoma-lo em breve, esperadamente nessa semana...
Espero que tenha gostado da Hungria e que volte mais vezes. Quem sabe tomamos uma xícara de café preto juntas? ;)
Grande abraço!
Sabrina · 554 semanas atrás
Beijos.
Geovany A Silva · 494 semanas atrás
Quanto seria necessário para viver com um certo conforto , sem esbanjar?
Grato,
carolszab 55p · 493 semanas atrás
Não sei te dizer se existe algum programa de estímulo para estrangeiros, creio que essa informação você possa adquirir na Embaixada ou em um dos consulados da Hungria no Brasil, juntamente com a informação sobre a melhor maneira de conseguir um visto para permanência aqui, nesse caso. Entre em contato com eles, pois sempre me ajudaram a solucionar meus problemas e questões sobre visto, enquanto eu ainda precisava, são muito prestativos e vão ajudar em soluções.
Sobre o custo de vida, a Hungria realmente é um país com custo de vida relativamente barato. Creio que vivemos melhor aqui com a mesma quantia que viveríamos no Brasil. Os preços do Brasil me assustam ultimamente. O que pode custar caro aqui é aquecimento no inverno, que é indispensável, claro. Com a mesma quantia que vc vive no Brasil, poderá viver aqui tb, acredito eu.
Espero ter conseguido responder sua pergunta e ajudado um pouquinho. :)
Vou passar o endereço de um grupo de brasileiros que moram na Hungria, existente no facebook. Ali dá pra tirar muitas dúvidas e saber mais opiniões.
https://www.facebook.com/groups/745093655551538/
Boa sorte!!!
Eliane · 486 semanas atrás
Carol , te enviei um Email...
Abraços
Eneida Castanha · 474 semanas atrás
carolszab 55p · 474 semanas atrás
Tem uma página muito boa, que descobri recentemente e ainda não acrescentei aos links do blog: http://www.numbeo.com/cost-of-living/compare_citi...
Sobre emprego, eu posso indicar um grupo no facebook de uma brasileira que entende disso: https://www.facebook.com/groups/378163192305950/
Espero que tudo dê certo pra vc!
Boa sorte!
Beijinhos,
Carol.
FLAVIO SCUSSULIN · 458 semanas atrás
No mais gostaria de de parabenizar vc por esse lindo trabalho.
carolszab 55p · 458 semanas atrás
Sim, a Hungria tem uma história muito rica. Desde que me mudei pra cá, procuro saber sobre sua história e é bem complexa, muito interessante!
Sobre o idioma, da pra se virar bem com o inglês, principalmente em Budapeste e com os jovens, porém, existem cursos para o idioma, inclusive intensivos de algumas semanas para se falar o básico. Porém, não sei te dizer qual curso é bom, porque nunca fiz um curso desses. Na época que vim pra cá, não tinha isso e acabei aprendendo com o uso cotidiano. Mas existe um grupo de brasileiros que moram na Hungria no facebook, se vc tem face, pergunta lá: https://www.facebook.com/groups/745093655551538/
Uma vez me passaram esse aqui, mas sei que tem outros tb, então vou te deixar um link, mas seria legal perguntar por aí: http://www.balassiintezet.hu/en/hungarian-studies...
Boa sorte com seus estudos!
Abraço!
Rosineide · 452 semanas atrás
carolszab 55p · 452 semanas atrás
Geovany · 442 semanas atrás
Já viajei por boa parte da Europa, do centro para o oeste até a Escandinávia. Estou em processo de aposentadoria e brevemente estarei indo passar uma temporada em Portugal junto com minha esposa, a qual já é aposentada. É nossa intenção viver por um período em algum país do centro da Europa, visto facilitar o acesso, principalmente aos países do leste, então pensamos na Hungria. Gostaríamos de saber como é a vida nas pequenas cidades desse país. Sobre a receptividade dos locais, custo de vida e rede de transportes ligando a outros países. Gostaríamos ainda de saber sobre as possibilidades de conseguir visto de permanencia. Não queremos mais trabalhar, apenas viver e viajar. obrigado.