Por que eu escrevo?

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Por que eu escrevo?

Qual o sentido de tudo isso, essa exposição de sentimentos e nudismo da alma, a transparência e o desprovimento de segredos, que me deixam a mira de todos os olhos, de braços abertos para levar um tiro de uma crítica negativa? Eu abaixo toda a minha guarda e me escancaro ao mundo a troco de quê?


Dinheiro? Não, não mesmo, já que até hoje não tirei um centavo com isso. Eu sinceramente adoraria ganhar algum escrevendo. Do dinheiro todo mundo gosta, nem que seja escondido ou platônico. Tem quem não conte, mas gosta, tem quem goste muito, tem quem tenha um carinho especial, tem quem se simpatize, tem quem de pros outros, mas vai atrás de mais para poder dar outra vez... Gostar de dinheiro está codificado em nossa genética subsistente e capitalista. No entanto não é, ainda assim, o sentido do que eu faço, faço por dinheiro ou de graça mesmo, tendo que pagar pra isso, continuarei fazendo.
Realização pessoal? Sim, um pouco. Quem é que não fica inflado de orgulho quando recebe palavras maravilhosas de pais e familiares, boas críticas dos amigos e comentários muito positivos de estranhos? Me envolvo com os comentários e espero cada um ao final de meus textos com a impaciência de quem espera o primeiro encontro. Leio cada palavra como quem descobre os olhos do amado, com o cuidado de não perder uma vírgula de suas piscadas. Releio cada um dez vezes, como quem não quer tirar os olhos de um novo amor, que mais parece mentira. Mas ainda não creio que seja isso que mova minhas mãos no teclado, ou no papel, que faça meu cérebro trabalhar tentando procurar a palavra exata para descrever aquele momento ou sentimento do mesmíssimo jeito que eu vejo e sinto.
O papel vai se enchendo não só de letras que vou psicografando e traduzindo do código Morce que dita meu coração, mas também de cores, sentimentos, cheiros, filosofia e sonhos, que sempre me surpreendem, saidos de mim de não sei onde, me descobrindo para mim mesma, com idéias e teorias que nem eu acreditava saber.
Quando essas mesmas idéias, que me pegam de surpresa e alegram meu dia, aparecem aos olhos de outros que as lêem e lhes dão a mesma impressão de alegria, é nesse instante que sinto ter chegado perto do meu objetivo. É aí que começa a resposta à minha questão.
Por que eu escrevo?
Pode haver coisa mais gratificante que jogar palavras ao léo e vê-las caindo exatamente como deveriam nas mãos de quem as lê? Dando apoio, coragem, compreensão, esperança... Fazendo de meus rabiscos uma ferramenta para alcançar tudo aquilo que não consegui durante anos morando longe, que achei ter perdido: o elo com minha família e amigos, que já andava mais fraco pela distância imposta, agora forte e inflexível novamente; a mão que segura nos momentos difíceis, que acalenta e acaricia o cabelo da amiga que chora; os braços que apartam e pacificam, o que a muito parecia fora de meu alcance; o poder de receber um amigo chorando e vê-lo partir sorrindo; aquele abraço demorado e empuleirado que eu achei ter perdido o jeito de dar...
Tantos os sentimentos em palavras abertas que tenho recebido logo após de escrever um texto novo, que quase posso sentir o toque de cada pessoa que meus textos têm tocado. São novamente aqueles risos de uma amiga, o obrigado, a procura de pessoas que há muito eu julgava terem me esquecido, lembranças trazidas de volta e acima de tudo, o sentimento de participar, sentir que a distância não me imobilizou, eu continuo tendo o mesmo poder de ajudar às pessoas que eu amo e também a alguns que nem conheço. Para minha surpresa minhas palavras conseguem cair em mãos deconhecidas com a mesma energia positiva que para meus amigos. É como ter um superpoder, ajudar todos ao mesmo tempo e tudo isso só com algumas palavras, que eu costumava considerar insignificantes o bastante para não mostrar ao mundo. Escrevendo para que outros leiam eu aprendi que nenhuma palavra é pequena ou insignificante demais, uma vírgula pode mudar o dia de um amigo, de depressão para risos. E se as palavras forem tristes, é do outro lado que aumenta a força para levantar-me com comentários. Uma linha move o mundo, move os sonhos, move as distâncias...
Agora, a revelação de uma nova vida, que parecia impossível e que eu só conseguia em meus sonhos, quando tudo se juntava num mundo só meu: famílias, continentes, ser criança e ser adulta, tudo a um passo. Todos e tudo ao meu alcance, nunca pareceu tão perto de ser possível.
Por que eu escrevo?
Dei-me completamente, sem nenhuma armadura ou proteção, mas estou recebendo de volta muito mais do que um dia sonhei existir. Dar para receber, nada mais verdadeiro que essa expressão. Serei sempre esse livro aberto movido pela alegria de quem o lê.





 COMENTÁRIOS AQUI!:


Anônimo Says: 
Parabéns filha, você tem o dom da palavra, consegue passar prá gente tudo aquilo que gostaríamos de ler. Continue assim...Papai...
Anônimo Says: 
Querida, como sempre você me toca profundamente com suas emoções. É muito bom ver a pessoa equilibrada, sensata e talentosa que você é...isso me lembra uma pessoa de quem tenho muita saudade. Acho que voce não herdou sómente
o talento para escrever dele mas também a maneira de ver a vida, beijos Mamãe
Carol Says: 
Obrigada pai! É o meu jeito de participar mais da vida de vocês... Beijos!
Carol Says: 
Obrigada mãe! Nada pode ser mais gratificante do que ser comparada com o vô, mas você mesmo tem muito do jeito dele de pensar, vejo quando você reage ao fato de eu morar longe e enxergo felicidade nas suas respostas a pessoas que não entendem como da pra viver assim... Somos otimistas, o que faz das nossas vidas sempre um Final feliz. Agradeço muito sempre a você a ao pai, obrigada!
Anônimo Says: 
Oi querida!!!!Que lindo!!
Seus textos s~ao maravilhosos...sempre me fazem chorar, rir,relembrar,emocionar. Podemos ver o vo Noé "escondidinho" atrás de cada palavra .Sempre que leio, imagino a alegria e orgulho dele.Obrigada pelas "sextas-feiras especiais".
Carol Says: 
Que bom que você gosta! Adoro pensar que o vô está me vendo e até dando uma ajudinha na inspiração... Espero continuar fazendo você chorar por muuuitas sextas... :) Beijos!
Juliana Says: 
Ah lindona..... adoro as sextas, graças aos seus textos!
Mesmo chorando a maioria das vezes, e sentindo minha saudade aumentar enquanto leio os textos, adoro as sextas....
Parabéns por conseguir a cada dia aumentar as expectativas de todos, isso porque seus textos são maravilhosos!
Ahhh, e adoro demais as votações... ahaha
Te adoro lindonaaaaaa
Mil beijos
IVONETE AIRES BALDO Says: 
CADA VEZ MAIS SEUS TEXTOS VÃO FICANDO MAIS PROFISSIONAIS, REVELANDO UMA ESCRITOTA DENTRO DE VC... ACREDITO QUE VC NASCEU COM O DOM DE ESCREVER E ENVOLVER AS PESSOAS EM SEU DISCURSO.
MUITAS DE SUAS PALAVRAS SÃO PENSADAS POR NÓS E NUNCA REVELADAS, POR MEDO, INDECISÃO... MAS VC FOI CAPAZ DE QUEBRAR ESTA BARREIRA E RELATAR EM SZEUS TEXTOS O QUE EXISTE DE MAIS ÍNTIMOS DO SER... CONTINUE AMIGA... SEMPRE... CADA DIA... BJS IVO
Carol Says: 
Obrigada Ivo! Essas palavras com certeza são as que me levam para frente. Muitas vezes eu mesmo me surpreendo com as coisas que escrevo, incrível o que consigo tirar de mim mesma escrevendo... Sempre foi meu modo de entender as coisas, as pessoas, o mundo... eu escrevo até revelar algo que estava escondido aos meus olhos, acho que é o jeito que achei para espelhar minha alma e espero poder ajudar outras pessoas com o que enxergo.
Obrigada sempre pelo apoio, continue me escrevendo essas coisas, que é isso que me move.
Beijinhos!
Carol Says: 
Ju, querida, muuuito obrigada! Só você mesmo para me ajudar tanto mesmo no meio de tanta correria que está sua vida... Seu apoio é fundamental para mim e esse texto, em especial, eu me inspirei em vc, quando conversamos sobre como meu outro texto te ajudou. Obrigada por dar sentido ao que estou fazendo, antes da nossa conversa eu não tinha a noção exata de por que eu faço o que faço, agora sei... É por vocês! Obrigada!
Beijos e saudades!
Yohana SanFer Says: 
Lindo texto! Gosto tanto de "te ler" Carol! Que bem no fundo fique o mistério do "porquê" escrevemos, pra nos inspirar cada vez mais as boas e mágicas sensações que nos dá essa coisa de passar pro papel e pro coração de quem lê todo nosso sentir e viver! 
bjsss
Carol Says: 
Obrigada Yohana! Tb adoro seus textos e adoro seus comentários nos meus... :) Beijinhos!
Anamaria Says: 
Querida,esse deve ter sido o texto que mais me tocou, não só porque eu concordo com cada vírgula e palavra que há nele,mas porque há uma ligação mágica entre você e as palavras que fazem tudo tão gostoso de se ler,não dá vontade de parar nunca. Porque você escreve já disse,e porque eu leio? Porque teus textos são simplesmente maravilhosos. E ver teus pais comentando e te elogiando e te comparando ao teu avô,que não conheço,mas imagino ter sido uma pessoa maravilhosa,e um verdadeiro senhor das palavras como tu te mostras me emocionou muito. Continue assim,adoro o que tu escreve!
Carol Says: 
Aninha, vc me emocionou com suas palavras! Obrigada pelo maravilhoso comentário! Sim,meu avô era uma pessoa incrível, tropeiro, domador de cavalos, poeta e uma pessoa essencialmente boa... Ser comparado com ele sempre me emociona e enche de orgulho. Continue por favor sempre lendo e escrevendo essas coisas lindas de comentários. Obrigada! Beijinhos!
Pah Says: 
Oi Carol
Vc me mandou o link pelo Twitter então vim aqui dar uma espiadinha! auahauha
ADOREI seu texto, suas motivações, ou melhor seus motivos, a gratificação e o prazer de escrever, é como você disse não tem preço, o resultado final é algo que gera um prazer imenso para quem escreve, e quando o texto é bom, para quem lê tbm, como seu texto gerou para mim. Gostei, agora vou vim aqui espiar frequentemente! ahuahauha

Beijokas

Livros & Fuxicos
Pah Says: 
Ps: São seu filhos nas fotos? Muito fofos, a fotinha deles dormindo é a melhor, ficou LINDA!

Beijokas
Carol Says: 
Pah, que bom!!! Estou super feliz em saber que vc gostou! Espero que vc continue visitando o blog e que deixe outros comentários desses pra me motivar semmpre como fez agora.
Sim, as fotos são da gente, eu, meu marido e meus 2 filhos. Adoro olhar eles dormindo e quando meu marido viaja a trabalho eles dormem comigo, toda vez tenho que tirar fotos deles dormindo juntos... não resisto... ahahaha
Mais uma vez um suuuper obrigada!
Beijinhos!
Cíntia Anira Says: 
Sou da opinião que você merecia sim, ganhar "algum" para escrever. Meus parabéns! Abraços, Cintia
Carol Says: 
Oi Cíntia!

Que bom que vc gostou! Pois é, tb estou tentando espalhar essa idéia... rsrsrs Mas enquanto não ganho "algum", fico muuuito satisfeita com comentários como o seu. Obrigada!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...