Dias de lua virada.

sexta-feira, 1 de abril de 2011


                Que canseira louca! A casa uma bagunça, um texto a ser escrito e os meninos correndo a minha volta, gritando, brigando, saltando de lugares altos, num dia daqueles que a lua virou do avesso deixando as crianças todas enlouquecidas.
                Tem certos dias,  e eu ainda não achei explicação para o fenômeno, que as crianças ficam incontroláveis. E não uma ou duas... todas! Eu os chamo de "dia de lua virada". Foi a explicação mais próxima, tendo analisado todas as outras possibilidades populares, com base nos meus dois filhos de quatro e dois anos.
                Durante um tempo eu achei que era a lua cheia, mas percebi que o mesmo acontece na lua nova também. Aqui na Hungria eles dizem que é a mudança de tempo, o que para eles é uma boa desculpa, afinal a temperatura sobe e desce de um dia pro outro como louca, algumas vezes uns dez graus de diferença em poucas horas. Mas se fosse isso as crianças já teriam nos enlouquecido aqui e no Brasil elas seriam calminhas calminhas. Para mim nenhuma dessas convenceu ainda, acho totalmente imprevisível.
                Tenho uma leve noção do que me espera quando vou buscar o Zsombi, meu filho de quatro anos, na escolinha e vejo as professoras, que normalmente são calminhas, totalmente atarantadas.
                Ai... esse será um longo dia...
                Em casa, nesses dias, a estimativa para número de brigas entre os dois meninos é grande, aproximadamente uma a cada cinco minutos. Probabilidades de hematomas e arranhões também são altas e correspondentes ao número de idéias infelizes de brincadeiras perigosas. Portanto, um dia estressante, pela exigência de atenção máxima, com chances de uma ou outra falha, pelo fato de eu não ser tão rápida como o Flash.
                Meus filhos são especialmente perigosos em dias assim, pois têm uma energia eletrizante, não sendo capazes de ficarem quietos um minuto sequer. Chegamos a achar que eram superativos, mas nas palavras da médica:
                -Eles são muito saudáveis e apenas muito muito muito cheios de energia. - O que em geral é maravilhoso, quando não temos essa sobrecarga desses dias de lua virada.
                Não é fácil acompanhar o rítmo deles, ainda mais quando se pega uma virose, como a que eu peguei essa semana, que te derruba. Tem horas que da vontade de chorar, implorar, ou simplesmente deixar rolar... Isso provavelmente não seria uma boa idéia, as chances deles demolirem a casa, antes mesmo que eu me recupere da crise, são altíssimas...
                Nesses dias o melhor que se tem a fazer é juntar toda a energia que você tem - e a que não tem também - e pedir muita calma e paciência ao seu subconsciente. Também é aconselhável largar tudo o que está fazendo e prestar atenção somente neles, direcionar toda a energia nisso, já que não vai sobrar mesmo para outras coisas. Tenha sempre em mãos uma caixinha de primeiros-socorros e um chá de camomila (tão bom pra eles quanto pra você), embora eu sempre prefira o café, que não acalma, mas da mais chances para uma corrida imediata antes que um deles caia da cadeira que está virando...
                Frases como: "Desça de cima do seu irmão!", "Assim vai quebrar a porta!", ou "Na escada não se deve escorregar com trenó!", podem ser mais comuns do que se pensa.
                Eu não sei se nesses dias eles estão inspirados porque têm mais energia, ou porque estão com a imaginação mais fértil... De qualquer forma o resultado é surpreendente sempre.
                Se eu pudesse canalizar a energia deles em dias de lua virada, poderia viver sem pagar conta de luz, teria minha própria estação nuclear. Talvez fosse possível distribuir um pouco aos vizinhos, tamanha a carga. Também pensei na possibilidade de sugerir a algum cientista que se faça um carro movido a isso, com certeza não teríamos problemas por falta de combustível. O melhor mesmo seria canalizá-la pra mim. Onde foi que a mãe natureza estava com a cabeça em dar tamanha energia às crianças e tão pouca para as mães? Deveria existir alguma lei natural que fizesse da mãe uma sobrecarregada de energia, assim que nasce seu primeiro filho, até o final da adolescência do último. Não devo ser a única mãe a questionar isso... talvez seja o caso de fazermos um abaixo assinado...
                Esses dias passam lentos, com mil acontecimentos, terminando com um exercício de músculos e paciência. Vendo essa parte física, até que não é ruim, funciona melhor que um dia de academia. As pessoas me perguntam: Como é que você come tanto e não engorda?
                Bom, pra quem quiser tentar, eu posso emprestar meus filhos em dia de lua virada, para uma compreensão melhor do meu estado físico... Apenas uma dica: Preste atenção! Nada é impossível, até a lua virou!





COMENTÁRIOS AQUI!:


Anamaria Says: 
a cabeça de todas as mães se pega pensando em coisas assim, tipo: de onde vem toda essa energia? ou: Meu Deus eu não aguento isso tudo. Mas a verdade é que elas amam que seus filhos corram tanto e se mostrem tão saudáveis não é mesmo? No fim do dia enquanto eles dormem,elas se pegam pensando: Meu Deus, obrigada pelos meus filhos e por sua saúde,conserva-os assim,pois eles são minha alegria. Tenho certeza que tu pensas o mesmo não é? Parabéns,belíssimo texto, tenho certeza que muitas mães se identificam.
Carol Says: 
Sim, com certeza, tem dia que eles me enlouquecem com essa super energia, mas fico mais doida de não conseguir acompanhar. Adoro e acho muito engraçado, esse dias loucos são os que mais me fazem rir depois que passa a canseira... Amo a energia deles!
Camila Paier Says: 
Primeiríssima vez que comento aqui! Espero que seja a primeira, de muitas. Então, mulher, que te falar hein? Que tu tem força e aguenta bem tudo isso, porque olha, temos duas crianças aqui em casa (sou a irmã mais velha) e é fogo. Na verdade, um pré-adolescente e uma menina, de seis anos - a qual, sou dinda babona também, admito. Meu sonho é ser mãe de menino, sabia? Mas como diz minha mãe, que venha com saúde, o que vier. E os teus pelo visto, tem de sobra hein! Hahahahaha mas é fase, assim como a Lua tem das suas, viu. Meu irmão é peste, mas já foi MUITO mais. Boa sorte, guria!
Um beijão
Carol Says: 
Obrigada Camila, por ter visitado e deixado sua marquinha... :) Sim, são fases mesmo porque tem epocas que passam mais calmas, meu irmão, por exemplo era um espoleta quando criança e depois foi o adolescente mais calmo que já vi, espero mesmo que seja assim e que eles gastem toda energia e revolta agora, pra ter uma adolescencia mais calma... Morro de medo da adolescencia deles... rsrsrs MAs eles tem cabecinhas muito saudaveis, eu acho e sao bem cabeça duras pra não se deixarem influenciar...
E sim, ter menino é muuuito bom, eu até gostaria de experimentar uma menininha, mas acho que dois já ta bom, 2 filhos 2 pais, ta empatado, do contrário eles ganhariam... :)
Beijinhos e mais uma vez Obrigada, leia sempre sim, vou amar te ver por aqui!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...