Sonhos e filosofia

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Não quero ser filósofa, nem sou psicóloga ou coisa assim. Às vezes, ao ler meus próprios textos pego-me a pensar que estou sendo pretensiosa tentando mostrar grandes lições de vida e com que direito? Desde que vivo, não tem muito tempo, creio não ser tão antiga, certas vezes ainda me sinto  uma criança... Também não sou tão sábia ou estudada no assunto. O que estou fazendo então? - Senti meu rosto corar. Minha auto-estima estava baixa enquanto pensava nessas coisas, imaginando pessoas lendo meus textos e balançando a cabeça, com olhares críticos, como os meus no momento, pensando "Quem ela pensa que é?", como eu acabara de pensar.
Um pensamento puxa o outro e penso na minha vida... Tenho as coisas que queria ter, tudo, praticamente. Os meus sonhos mais loucos foram realizados e continua sendo assim, obtenho tudo o que desejo de verdade... Então por que não mostrar o caminho aos outros? Pelo menos o meu caminho. Seria eu, na tentativa de ser modesta, tomada por tal egoísmo que não grito ao mundo minhas receitas de vitória? Não, não posso esconder tal fato, o mapa para o paraíso, enquanto que pessoas que amo estão perdidas dentro de si. Preciso compartilhar o caminho que meu coração seguiu e os que me levaram por estradas tortuosas demais, podendo assim previnir quem vem, deixando a estrada mais curta, com a quantidade certa de água e comida que lhes sejam suficientes para mantê-los até chegarem onde estou.
Minha vida tornou-se incomum de um momento para o outro e da pessoa mais normal do mundo, fui passando a ser uma curiosidade. Críticas, suspiros, desdém e orgulho, ouvi de tudo, mas segui em frente, sabendo o que queria. Talvez essa seja a grande chave, saber o que quer? Sim, creio piamente na frase que diz que quanto mais se sonha, mais se realiza. Sou uma sonhadora, por consequência, uma realizadora de sonhos. Sim, quem sonha alto, pode cair e se machucar, mas não é melhor parar no hospital com fraturas múltiplas, correndo o risco de conseguir chegar aos céus, do que nunca sair do chão sem sentir dores?
Minha estória favorita de família sempre foi a do meu bisavô José. Ele era espanhol e morava em Málaga. Minha avó contava que seu grande sonho era ser toureiro, que ele era teimoso e de gênio forte, ela atribuía essas qualidades ao fato de ele ser espanhol, para ela a Espanha era a cara de seu pai. Um dia antes de seu navio partir para o Brasil ele foi assistir à uma tourada e pulou na arena para realizar seu sonho. Não sei o quanto ele conseguiu fazer o que queria, depois foi preso e quase perdeu o navio no dia seguinte. Cada vez que ouvia essa estória eu ria da loucura dele, mas sempre me fascinou a coragem que ele teve para aproveitar a sua última chance. E ele o fez. Desejei todas as vezes que ouvi, que essa coragem louca e gênio indomável estivesse no meu sangue.
Desde a adolescência viciei-me em grandes emoções, entreguei-me a cada sonho e caí de alturas que me machucaram muito, estava sempre chorando ou rindo alto... mas eu ria... Não me importo se preciso chorar algumas vezes, meus risos são tão fortes que quebram toda a tristeza que encontram pelo caminho. É como pular de um bungee jump, perigosíssimo, de certa forma uma besteira enorme, pra que arriscar? Mas aquela liberdade de voar seria alcançada de outra forma? Talvez voando de asa delta... mas do chão firme, olhando para cima, não é possível saber, ou sentir como é voar. Nunca fiz nenhum desses dois, não se encontram em minha lista de sonhos, mas é mais ou menos assim, me entrego, decidindo que é isso que eu quero, vem aquele frio na barriga, vontade de dar meia volta, fecho os olhos, pulo, quase morro de medo de que alguma coisa dê errado, abro os olhos e vôo livre, sentindo o vento e o sorriso no meu rosto, saindo com a sensação de que consegui, a sensação de liberdade que só sente quem teve coragem de entrar de cabeça.
Sonhar requer coragem, coragem para sonhar grande, para ir além dos limites, para inovar, querer fazer o que ninguém fez ou teria coragem de fazer. Há quem diga que não adianta sonhar com algo que está fora de nosso alcance. Mas quando se sonha, anda-se quilômetros em direção ao objeto sonhado. Tudo pode estar a sua frente um dia, é só tomar a direção certa, dar o primeiro passo, apenas ousando pensar nela. Não desistir no caminho, enfrentar os obstáculos, que muitas vezes são grandes, normalmente da proporção do sonho.- Se quer uma reconpensa grande, tem que trabalhar por isso.- Depois tem que pular no sonho e querer de verdade, se entregar - quanta gente larga o sonho nessa hora, por medo de vivê-lo, medo dos sentimentos, da decepção "se  eu  não conseguir", "se me machucar"  e pára de sonhar para não correr riscos, quando sonhar em si é um risco - passado isso, já estamos a um passo da realização, faltando apenas abrir os olhos e curtir. Essa é a hora da vitória, o momento que você esperava,  seu vôo livre, você percebe que tem asas e sente o quanto é forte, capaz de fazer isso mil vezes para chegar onde está, de fazer muito mais, capaz de qualquer coisa e percebe o quanto valeu a pena toda a luta e perseverança.
Ser teimoso ajuda muito, sonhos são feitos de teimosia, instinto, repetição, de olhos diante do espelho, tentando enxergar o caminho certo, por vezes entre chuvas de lágrimas, por outras numa clareira ensolarada de sorrisos. Sonhos são seguidos por uma bússula de batimentos cardíacos, que se acelera apontando o norte, por borboletas ensinadas que te cutucam o estômago ao sinal de pistas, por lanternas de olhos brilhantes e sensíveis ao alvo. Sonhos podem ser detectados por cheiro de vitória e por grandes pedras no caminho, se a pedra é grande, desconfie que o tesouro escondido atrás é proporcional.
Sonhar é um ato a ser estudado, e como tal deve ser escrito, lido, decorado, dissecado e entendido profundamente. Colado na parede ou desenhado no espelho com batom, a fim de manter o fóco, a fim de não desistir ou esquecer. Muitos sonhos são esquecidos, ou desviados, o que leva a não realização de tal. Grave em pedra se precisar, ou tatue em sua pele, em sua alma, como cicatriz que fica, teimosa, para não te deixar esquecer quem você foi, quem você é e onde quer chegar.
Não é filosofia, não é ser mais esperta que outros, apenas achei o meu caminho e estou oferecendo uma mão para quem quer me seguir, para quem quiser ousar e sonhar. Agora dê-me a mão, sonhe, pule, vôe!







COMENTÁRIOS AQUI!:


Ingrid Souza Says: 
Eu acredito que na vida tudo é uma questão de escolha, asim como seu avô, além de sonhar, vc escolheu realizar seus sonhos, isso trouxe a felicidade e a plenitude, coisa que muitos passam a vida sonhando e nunca conseguem por que não fazem a escolha certa.
Parabéns pelo texto e por esse ato maravilhoso de estender a mão e ensinar o caminho! =)

Beijocas
Carol Says: 
Obrigada Ingrid. Quis dar um pouco de coragem, com esse texto, para pessoas que estão a um passo de conseguir o sonho e desistem por medo... Acho que é como posso retribuir a chance que tive e vivo até hoje, queria que todos pudessem ter isso, seria um mundo melhor e mais feliz... Beijinhos!
Ligia Moreiras Sena Says: 
Olá Carol.
Você se deu ao trabalho de ir ao meu blog, ler meu texto e deixar um comentário. Vim aqui, pois, conhecer o seu. E que grande surpresa! Pois não o conhecia... 
Não li os demais textos (ainda), mas esse primeiro me emocionou muito, porque compartilho muitos dos seus pensamentos transformados em palavras. Respondi seu questionário ali em cima. E peguei-me pensando sobre ele. Sim. Eu, como você, sonho. Sonho alto. Não tenho nem medo de que os pés deixem de tocar o chão. Porque acredito que muitos que sonham alto possuem uma força-motriz que os faz alcançar o que sonham.
P-A-R-A-B-É-N-S pelo texto bem redigido e repleto de conceitos profundos. Adorei!
Grande abraço
Ligia
Carol Says: 
Ligia, que bom que gostou! Espero que volte sempre e frenquente esse modesto blog... :) não poderia deixar de comentar no seu blog. Como uma fã de belos textos, que sou, Amei o seu e compartilhei da sua anarquia... rsrsrs Espero compartilhar outras vezes, adorei! Beijinhos!
Juliana Says: 
Oi amoreeeee
Muito muito lindo o texto! Animador mais uma vez! Concordo com tudo que vocÊ escreveu, e me senti super bem em seu texto ter enxergado que estou no caminho certo!
Parabéns!
Você é incrível!!!
Mil beijosssss
Carol Says: 
Querida, você está sim no caminho certo, é só te olhar pra ver que vc é feliz e está rodeada de gente feliz... Você sempre poderá segurar a minha mão, sempre que precisar, sei que vc tem medo de alturas, então eu pulo com vc, certo?:) Beijinhos!
Juliana Says: 
Ahhhhhh você me conhece mesmo né... na hora que li a parte de pular, voar, saltar em direção ao solo, me arrepiei, só consegui pensar no sentido figurado! ahahah
Eu, pulando, fortes emoções???? Não não... Mais provavel eu ter um colapso... faço isso no sentido figurado mesmo! ahaha
Mas saber que você segura a minha mão - no sentido figurado hein - é a melhor coisa!
Obrigada por existir na minha vida!
Beijosss
Carol Says: 
Sempre querida, sempre estarei segurando sua mão.Também agradeço por ter você na minha. :)
Dany Gouveia Says: 
Carol muito bom o texto...Parabens!!! 
E vc esta certissima, sonhar faz parte da vida e nao e sempre que os sonhos dao certo e nem por isso devemos deixar de sonhar e correr atraz para realiza-los...Quem nao sonha nao vive!!!

Bjos
Carol Says: 
É isso aí Dany! Que bom que leu! espero que volte sempre! Beijinhos!
Anônimo Says: 
Oi querida!!!
É tão bom quando chega sexta-feira...ler seus textos me faz sentir tão próxima de vcs.
Seus textos são sempre inspiradores. Me faz lembrar que vale a pena sonhar,amar, viver...
Parabéns...Beijos
MEIRE
Anônimo Says: 
"You may say that I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will be as one "

- John Lennon

Maty
Carol Says: 
Meire. Também adoro a sexta, porque fico o dia todo lendo comentários lindos de vocês!!! Obrigada por estar sempre aqui. Beijinhos!
Carol Says: 
Maty! Olyan boldog vagyok hogy olvastad!!! Te voltal az első magyar aki irt itt nekem! Köszi, köszi, köszi!!! Gyere minden penteken! Puszi!
Anônimo Says: 
Oi querida, mais uma vez me emocionei...é muito bom ver como a cada novo texto, mais pessoas se encantam com seu talento. Beijos Mamãe
Carol Says: 
Que bom que gostou Mami. Espero ter sempre essa inspiração para escrever cada vez melhor e ajudar, assim, um ou outro que se encontra nas minhas palavras.
Ann Says: 
Oi Carol,
Lindo texto. Concordo que e necesario coragem para alcancar os sonhos, sejam eles pequenos ou grandes, porem, so cabe a nos proprios decidir a dimensao dos mesmos e tentar realiza-los.
xx
Carol Says: 
Oi Ann! É isso mesmo! Obrigada por ter lido, espero te ver mais vezes por aqui... :) Beijinhos!
Yohana SanFer Says: 
Esta postagem foi removida pelo autor.
Yohana SanFer Says: 
Pois eu posso dar as duas mãos de uma vez?rs...."Sou uma sonhadora, por consequência, uma realizadora de sonhos", concordo e me sinto assim tb! Ousar, sonhar, verbos que também me inspiram diariamente! Lindo de se ler e sentir este seu texto! Estamos juntas neste caminho amiga Carol, e é tão bom, que dispenso desvios! ;)
bjsss
Carol Says: 
Que bom Yohana! Deve ser por isso que nos identificamos tão fácil e sempre nos encontramos nos textos da outra, estamos indo na mesma direção... :) Obrigada por seu comentário lindo! Beijinhos!
Celi Says: 
Oi Carol,
Parabéns!!!! Palmas pra vc! Que texto maravilhoso! Uma bela reflexão para termos ao nosso lado sempre. Você não imagina como foi bom ler esse post. Esse trecho abaixo marcou muito para mim...
"Talvez essa seja a grande chave, saber o que quer? Sim, creio piamente na frase que diz que quanto mais se sonha, mais se realiza.
Sonhar requer coragem, coragem para sonhar grande, para ir além dos limites, para inovar, querer fazer o que ninguém fez ou teria coragem de fazer".
Sabe que às vezes é isso que sinto falta... saber realmente o que quero! rs Além do mais, coragem... essa é a palavra que mais escuto. Ai Celi como você é corajosa, mudar dessa forma sua vida. 
Sabe Carol que é bom e não é ouvir isso toda hora...rs Sempre fico me perguntando: Será que sou corajosa? Será que estou indo atrrás dos meus sonhos? 
Mas vamos lá... uma reflexão diária para fazermos algo sempre melhor.
Estou adorando trocar idéias com você. Então, só nos resta dar as mãos.
Um beijo grande.
Celi Says: 
Uma palavrinha saiu errada... atrás... na correria da digitação. Desculpe. Bjos
Pah Says: 
Oi Carol
Acho que ninguém aqui ousaria pensar "Quem ela pensa que é", pq. você nos delicia com seus textos, a forma com que você escreve compartilhando seus valores e ideias, não nos deixa dúvidas dos seus sonhos, eu sou do tipo que tenho medo de me entregar aos meus sonhos, medo de me machucar, mas a história do seu bisavó me fez pensar no que estou perdendo sem tentar, e todos seus comentários me incentivaram, ahh eu não vou desistir sem tentar! 

Obrigada pelas palavras Carol, elas me incentivaram bem mais do que você imagina!

Beijokas

Livros & Fuxicos
Carol Says: 
Oi Celi!
Que bom que vc gostou! Eu sei exatamente como você se sente, as vezes fico pensando se sou mesmo corajosa, como dizem, não me sinto uma pessoa forte, engraçado ouvir isso, porque tenho tantos medos, mas no final das contas somos corajosas sim, não é fácil enfrentar uma outra cultura de cabeça erguida sem correr chorando pra casa(Da vontade as vezes não?). Não tenha dúvida, vc tem muita coragem e está fazendo coisas que não é qualquer um que faria, parabéns!
Beijinhos!
Carol Says: 
Pah, fico tão feliz por ler suas palavras que você não imagina! Minha maior motivação em esvrever é poder ajudar de longe todas as pessoas que puder, já que era eu que servia de ombro amigo para muita gente enquanto morava no Brasil... E que felicidade que consegui mais amigas para fazer isso... 
Fico muito feliz por te incentivar a sonhar e tentar realizar seus sonhos, o que é mais importante. Melhor voar bem alto e correr o risco de se quebrar toda, do que nunca sair do chão... Não tenha medo, uma vez ou outra vc cai, mas tb tem as vezes que da certo, e isso é muito bom!
Beijinhos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...