Zsombor

sexta-feira, 11 de novembro de 2016


Na Hungria existe o costume de se comemorar o dia do nome. Cada dia possui um ou dois nomes para se comemorar. Karolina, por exemplo, é a versão húngara para o meu nome e é comemorado no dia 2 de fevereiro, Hunor (meu filho caçula) é comemorado no dia 10 de setembro. E no dia 8 de novembro, nesta semana, comemoramos o dia do nome Zsombor, nome do meu marido e do meu filho mais velho.

É inevitável pensar no que esse nome significa pra mim.

Desde que o ouvi pela primeira vez, foi criando um significado próprio e genuíno. Obviamente, no Brasil, nunca havia conhecido um Zsombor, e mesmo na Hungria provou-se ser um nome raro entre as pessoas de nossa idade (tornou-se moda na época em que nasceu meu primeiro filho, há 10 anos atrás), portanto, Zsombor, no meu dicionário sentimental, é tudo o que me remete a nossa história.

Zsombor foi aquele sentimento repentino, que me invadiu numa certeza indescritível assim que o vi pela primeira vez. Foi também o encanto por algo desconhecido e inalcançável quando tudo se vestia de incertezas. Foi a certeza de amar e a incerteza de poder fazê-lo; as lágrimas por tudo o que separava e a força pelo pouco que unia; o sim para um futuro aparentemente impossível e a fé nas forças do universo para que se tornasse real.

Zsombor foi quem esteve ao meu lado, apresentando-me uma nova vida, um novo mundo, com dificuldades, lutas, desespero em muitos momentos inquietantes, mas sem nenhuma dúvida sobre o que queríamos. Zsombor significa saber, acima de tudo, qual é o nosso lugar no mundo: um ao lado do outro.

Foram lágrimas de saudade e, depois, de felicidade pela presença. Uma história, um amor, uma parte de mim que encontrei mais tarde, mas que sempre soube estar à procura.

Zsombor foi a realização de um sonho e o nome que demos ao fruto dele. Foi minha primeira experiência como mãe e a aprendizagem sobre mais uma forma infinita de amar. Foi amamentar, carregar, ter medo de errar e alívio quando soube que acertei.

Zsombor, hoje em dia, é tão parte de mim, que passou a significar mais do que eu posso explicar.

Aos meus Zsombors, que hoje dão um significado especial a minha vida, todo o meu amor, eternamente!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...