Blogstormig é uma discussão entre os blogs, onde sempre será discutido algo polêmico ou confuso, afim de descobrirmos o que pensam as mães e os pais que blogam por aí.
Esse tinha que ser um dos primeiros temas do blogstorming, existem muitas dúvidas por volta dele: Como cobrar? Como fazer? Com quem fazer? Aceitar presentes? Aceitar dinheiro?
Quem sabe todas nós juntas não chegamos a uma resposta?
Quem sabe todas nós juntas não chegamos a uma resposta?
Eu e a Daniela, quando começamos a receber e-mails de agências, fomos logo pesquisar. Quanto valemos? Bom, vimos de tudo no google, os preços variam demais e nenhuma resposta exata de como fazer essa conta. Os publieditoriais - que são posts feitos sobre algum produto, com a opinião da mãe, positiva, claro - são em torno de R$250,00, mas e os banners? Falei com amigos publicitários e nem eles souberam me responder, então parece que essa questão é um verdadeiro mistério. A gente da um tiro no escuro ao falar um preço.
Ainda existem os famosos "presentinhos". - Da o seu endereço e a gente manda um presentinho! - Sim, claro, e depois recebe mil sugestões de post sobre o produto. Acho que cada pessoa sabe o quanto vale seu esforço e se acha legal ganhar presentinho, ok, mas também acho que isso se torna uma forma muito barata de propagar num dos meios mais efetivos que existe no mercado, que é: mãe falando pra mãe. Se todas cobrassem o valor que acha que merece, realmente, tenho certeza que pagariam o que fosse para propagar nos blogs. A opinião da mãe é muito mais valiosa que uma propaganda de televisão, só pensa na força que você tem com suas palavras no seu blog e agora pensa em quanto vale essa sua palavra.
Porém, publicidade em blog materno é um assunto delicado. Você não deve propagar algo que não acredita. Se defende uma causa, não tem como publicar algo contraditório, pode comprometer sua palavra e a credibilidade do seu blog. Mas uma vez que combine com tudo o que você acredita, por que não o fazer?
Já li mães que defendem causas dizerem que não querem ganhar dinheiro com o blog porque não acham correto, já que é por uma causa. Mas não seria legal ter dinheiro para investir naquilo? Por que o dinheiro é tido como errado? Você pode usá-lo para algum bem e assim conseguir mais resultados, expandir o mercado, ou simplesmente usar para doação dessa causa. Mas ganhar com seu blog, se possível, não é uma coisa feia ou errada. Pessoas usam o dinheiro para coisas erradas sem nenhum peso na consciência e chegam longe. Não seria hora de começar a usar o dinheiro para coisas boas, chegando tão longe ou além? Fica difícil competir se não entramos no jogo, o dinheiro é preciso para grandes resultados ao fazer o bem também!
Saber de quem cobrar é outra coisa. Você deve cobrar de empresas, mas ajudar uma outra amiga blogueira não tem que ser por dinheiro. As parcerias estão aí para ajudar e ser ajudado. Hoje sua amiga precisa de você, amanhã pode ser você que precise dela...
O fato é que está crescendo esse mercado de blogs de mães e pais e o sonho de poder tirar um dinheiro em casa com isso, nunca esteve tão perto. são pessoas com grande credibilidade, fator que chama a atenção de agências. Agora depende de nós se ditamos os valores corretos para que isso aconteça ou fazemos por favor e presentinhos. Se esse fosse seu trabalho, quanto você cobraria? Mesmo que você não queira fazer como algo sério, se tem oportunidade de valorizar o que você escreve e sua opinião, faça! Mostre seu valor!
E se você quer saber mais sobre o que outras mães e pais blogueiros tem a dizer, clique no link abaixo!
E se você quer saber mais sobre o que outras mães e pais blogueiros tem a dizer, clique no link abaixo!