Ontem mesmo estava criticando o pessimismo húngaro, a mania de ver sempre o lado ruim das coisas. Não todos, porque a família do meu marido é muito positiva, mas tem uma grande parte que pensa totalmente distorcido, gostam de reclamar e apontar as coisas ruins, muitas vezes não enxergam o que tem:
-Olá Tia Clari! - Havia acabado de nascer a netinha dela. - Quanto nenêm tem na nossa rua ultimamente, não é? - pergunto com um grande sorriso, é claro.
-Pois é filha, estamos ficando velhos... - Essa foi a resposta, seguida da lista de velhinhos que morreram na rua. Meu Deus!!! Ainda não consigo entender como chegamos ao assunto morte, falando de nascimentos. Esse foi o exemplo mais claro que eu já vi do pessimismo, da mania de ver o lado ruim.
Adoro os húngaros, sei que muitos gostam de mim também, me receberam sempre muito bem e tenho amigos ótimos aqui, mas odeio esse jeito de ver a vida, me deixa revoltada não conseguirem ver a felicidade dos outros, não conseguirem enxergar a própria, desdenhar de quem fez algo de importante.
Muitas vezes vi meu marido reclamar por não ser reconhecido, ou por simplesmente ter ouvido um comentário desanimador de um amigo, ou nem ouvir comentário nenhum quando conta uma super novidade nossa, e ontem entendi o por quê da falta de elogio, da falta de encorajamento em continuar desenhando, em continuar tocando violão ou gaita... Simplesmente isso não vai acontecer, ele nunca irá ganhar esses elogios ou um pedido para que toque, porque o pessimismo não deixa isso acontecer, não permite um elogio de coração. Você pode mudar o mundo, criar uma nova forma de vida, mesmo assim vai haver quem diga: E daí? Quem é esse cara? - E isso é simplesmente frustrante!
Não gosto de pessimismo, me revolta e me tira do meu otimismo costumeiro, vai contra minha natureza, vejo quanta gente puxa os outros pra baixo e passo a duvidar que o mundo possa um dia alcançar um nível mais alto, onde pessoas se preocupam com outras, ficam felizes por outras, ajudam... Sinceramente, meu dia melhora se ouço uma boa notícia de um amigo, se alguém cresce ao meu lado, sinto que sou puxada pra cima, pelo simples fato de ficar feliz por ele. É simples assim! você decide ficar feliz por alguém e automaticamente você fica no nível dessa pessoa.
Quem consegue crescer tentando tirar o positivismo e a compaixão por sua volta, se é justamente isso que te faz crescer? Se o mundo entendesse esse pequeno truque a corrente de bondade e pensamento positivo que isso causaria, talvez o mudasse brutalmente para melhor. Não seria maravilhoso se todos tirassem um dia para experimentar? Experimentar fazer bem para todos a sua volta durante um dia, nem que seja um elogio ao amigo, um sorriso sincero, e depois prestar atenção em tudo de bom que aconteceu para você de volta daqueles atos. Quais seriam as consequências de um dia assim, onde o mundo inteiro experimenta só fazer bondade, nem que seja um ato por pessoa?
Não posso mudar o mundo, não posso mudar os húngaros, mas posso desejar e fazer a minha parte.
Meu avô costumava contar-nos uma estória. Era a estória de um passarinho tentando apagar sozinho o fogo na floresta. Ele pegava água do rio com seu biquinho e jogava nas chamas imensas. Os outros bichos riam dele enquanto fugiam:
-O que está fazendo passarinho? Acha que vai apagar o fogo assim? - Perguntaram achando ridículo seu esforço.
-Não, mas estou fazendo a minha parte.
Pensar nessa estória do meu avô me faz lembrar de não fugir como os outros, não pegando responsabilidade pelo mundo. O que somos, o que temos é responsabilidade de cada um. Melhorar o dia de uma pessoa a nossa volta, pode melhorar o dia de uma outra, que vai ajudar uma outra... Cada ato conta, cada sorriso.
É meio que ridículo jogar minha gota de pensamento positivo... Mas estou fazendo a minha parte.
Zsombor · 702 semanas atrás
Isso: "É simples assim! você decide ficar feliz por alguém e automaticamente você fica no nível dessa pessoa." achei maravilhoso, e absolutamente verdade! Nunca pensei desse jeito nisso.
A historia do seu avo me marcou muito, e na verdade me fez entender o que é RESPONSABILIDADE ... me mudou!! Obrigado!
Continue, sempre
Bjs, Zsombor
Carol 76p · 702 semanas atrás
A história do meu avô eu nunca vou esquecer, é algo que de criança eu já havia percebido que era especial, mesmo não entendendo tudo o que havia de filosofia por volta. Acho que não dava pra não contar.
Obrigada pelo incentivo de sempre querido!
Te amo!
Beijos!
Eloa · 702 semanas atrás
Carol 76p · 702 semanas atrás
Já somos 2 passarinhas.. rsrsrs
Beijinhos!
Natália Piassentini · 702 semanas atrás
Carol 76p · 702 semanas atrás
Que bom que gostou!
Beijinhos Natália!
Meire · 702 semanas atrás
Vc sempre foi o passarinho. Desde criança, com seu sorriso encantador e suas pequenas mãozinhas , fazendo a sua parte.
Parabéns e muitos beijos ...
Carol 76p · 702 semanas atrás
Obrigada. Adoro seus comentários, sempre me fazem sentir especial. :)
Beijos!
Juliana · 702 semanas atrás
Não consigo me organizar direito ultimamente.. parece que os dias estão menores! mas estou quase já... ahahaha
Continue sendo sempre o passarinho... vale a pena sim!
Mil beijos
Te adoro demais.... e estou morrendo de saudades!
Carol 76p · 702 semanas atrás
Estava sentindo falta dos seus comentários. Mas entendo muito bem como é estar grávida e ainda mais trabalhando né Ju?
Tb estou morrendo de saudades!
Mil beijos, querida!
Tatiana Lucia · 702 semanas atrás
Carol 76p · 702 semanas atrás
E quem sabe não podemos apagar esse fogo da floresta e salvar o mundo?
Ai ai... não custa sonhar... :D
Obrigada por seu comentário lindo!
Beijos!
Miriam · 702 semanas atrás
Carol 76p · 702 semanas atrás
Eu estou tentando começar essa corrente, esperando que quem leia minhas mensagens passe pra frente e meu pinguinho vire uma chuva no fogo da floresta. :) Quem sabe, não é?
Sou sonhadora, mas acho que aprendi muito disso de vocês, sempre sonhando, sempre pra frente, passando pelos obstáculos... Foram um belo exemplo de quanto mais se sonha, mais se realiza.
Beijos!
Dirceu · 702 semanas atrás
Carol 76p · 702 semanas atrás
Obrigada por cada palavra, pela força e por todo o exemplo que sempre me deu.
Te amo!
Beijos!
Mel · 702 semanas atrás
Abs de uma brasileira carioca apaixonada pela Hungria.
Carol 76p · 702 semanas atrás
Sexta feira tem nova postagem.
Beijos!!!
Celi · 701 semanas atrás
Um grande beijo.
Carol 76p · 701 semanas atrás
Nosso pensamento positivo com certeza faz bem ao mundo. :)
Beijos querida!
Yohana Sanfer · 701 semanas atrás
...sempre bom te ler Carol! bjsss
Carol 76p · 701 semanas atrás
Beijinhos!
Rosana · 698 semanas atrás
Era mesmo bem triste a época do comunismo e esses ultimos tempos foram de muitas perdas ,isso tudo ainda se reflete e influencia o comportamento deles .
A estória do passarinho é fofa :)
Carol 76p · 698 semanas atrás
Obrigada pelo comentário querida! Que bom que passou por aqui.
Beijinhos!