Uma xícara de Brasil, por favor?

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


Depois de 11 anos morando fora do Brasil, acostumei-me com as saudades e sei lidar bem com ela, aceitei como parte de minha escolha. Porém, de tempos em tempos a saudade avisa-me como um despertador íntimo, que o tempo sem minha terra, sem minha família e amigos, já é demais...

Viver de uma forma diferente da que eu vivia no Brasil não é ruim, aqui tenho toda uma rotina de vida húngara. Escolinha das crianças, atividades, passeios a pé até a cidade, curtir conversas em cafés no calçadão de Pécs, onde estou cercada por prédios lindos, que remetem a outros séculos, muitas vezes com o som de uma harmônica ao fundo, como trilha sonora. Certas vezes, sinto-me em um filme. Adoro!

Quando neva tudo fica silencioso na cidade, as pessoas saem de casa a pé, por medo de escorregarem com o carro. Ao andar até a cidade vejo crianças tentando pegar a neve com a boca, rindo e com brilho nos olhos, enquanto caem os flocos levemente do céu, como pequenas plumas flutuando no ar. O desenho dos flocos é algo maravilhoso, de fazer inveja a qualquer artista que trabalha com vidro. Eu, todo ano, contemplo a neve como se fosse a primeira vez na vida, com olhos de criança que descobre uma novidade. O ambiente é todo mágico e ao meio dia, se estou na cidade, ainda posso ouvir música de sinos. Sabe aquele clima de natal que você sempre viu em filmes como perfeito? É algo maravilhoso!

Viver na Hungria trouxe-me muitas descobertas, que sempre procuro enxergar, ver o que eu ganhei ao decidir viver aqui e há muita coisa para se ver e viver.

Noentanto, chega uma hora que não quero ouvir os sinos ou a harmônica, chega uma hora que meus ouvidos imploram pelo barulho de um churrasco cheio de risadas altas e falatório gritado. Eles imploram pelas velhas piadas contadas mil vezes...

Vocês já perceberam como brasileiro não pode perder a chance de falar uma piada, mesmo que antiga e já batida? E, hoje em dia, isso soa maravilhoso aos meus ouvidos.

Outro dia peguei-me pensando em quantas vezes tive que repensar a frase "Passa a salada" à mesa, no horário de refeição, para não ouvir de volta "Por que, está amassada?". Você já imaginou se emocionar ao ver no facebook mil vezes a mesma piada da Luiza? Pois eu me emocionei, me emocionei porque lembrei da alegria brasileira ao contar uma piada, ao dizer uma tirada na hora certa, da energia positiva e da capacidade de sempre enxergar o engraçado, o alegre em tudo. Emocionei-me ao ler uma reportagem no jornal que dizia que o Brasil é um dos países mais felizes do mundo e a saudade despertou em mim com um trimmm tão alto, de repente, que fez-me acordar todos os dias desejando voar correndo para lá, perto das gargalhadas e do barulho musical do churrasco em família.

Passei minha validade, esvaziei-me... Preciso refazer-me, pois apesar de viver muito bem por aqui, sou feita de Brasil, inegavelmente, e quando o ingrediente principal começa a faltar, deixa um vazio imenso no ser.

Alguém tem uma xícara de Brasil para me emprestar, por favor?

Comentários (49)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Tem toda razão Carol. Concordo em tudo com você! Também identifico todos esses aspectos vivendo na Alemanha e morrendo de saudades do Brasil. Hoje vivo bem aqui, consigo enxergar um tanto de coisas boas. Mas concordo que de vez em quando falta uma xícara de Brasil. Nem sempre teremos tudo. Então temos mesmo que curtir a neve todo ano, aproveitar o que temos de bom aqui e buscar sempre, sempre emprestado uma xícara de Brasil. Se alguém te emprestar você deixa um pouquinho pra mim? rs
Um grande beijo e bom final de semana.
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
Gostei muitoooo....
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
Tá na hora de ir recarregar as baterias Carol, acredito que uma viagenzinha pro Braza vai lhe cair bem! =)
Meu tempo máximo longe do Brasil foi 2 anos e um mes, mas ai fui pra lá e fiquei dois meses e meio hahaha, voltei recarregada, fiquei um ano e dois meses aqui, voltei novamente e fiquei quatro meses (quando o pok nasceu), voltei pra cá em setembro de 2010 e desde então não fui mais, creio eu que só vou em janeiro do ano que vem, mas a mamãe tá vindo, uns amigos estão vindo e essa será minha xícara de Brasil, até porque aqui na Holanda oque não falta é brasileiro, festinha de brasileiro (aniversarios, festa junina, dia das crianças...), isso tudo ajuda muito a controlar a saudade! =)

Beijocas querida
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
Muito Lindo Carol, nossa!!! eu a pouco tempo longe do Brasil, família e amigos já estou precisando de uma xícara de Brasil tb kkk.
Estou tentando vê o lado bom das coisas aqui , mas a dor da saudade é muito grande.
Parabéns pelo seu texto Carol , é LINDO!!!!!
bjs
Fernanda
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
Oi Amor!
Nossa, amei o texto :) vendo que ate eu preciso as vezes duma xicara de Brasil, entao imagina Voce !!!
Quando vivi no Brasil lembro-me que as vezes me dava um aperto pontudo no coracao ! Sentia falta ate da cor do asfalto da Hungria :D
Voces vao pro Brasil, pode ficar calma :)
te amo
Continue ... sempre
Zsombor
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
Nossa......sem adicionar ou retirar uma palavra, tudo na medida certa!Exatamente como me sinto HOJE, nesse momento!
Pensa q minha cidade fez aniversàrio ontem e ta rolando um monte de video com fotos ,amigos dando parabéns...pois bem, hj assisti a um video lindo ao som de um sambinha de roda, olha, de arrepiar viu!Eu ja to com a saudade nos poros e escutar isso ,ver essas imagens me trouxe làgrima sim! E agora ler teu texto, nossa...como me identifiquei!!!
Vamos dar um pulinho no Brasil, se fortalecer para retornar com saudade das terras estrangeiras, né!!
bjss
Daphne
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
Filha querida, posso avaliar bem o que você está sentindo, mas prá mim também é muito difícil ficar sem voce. Antes era só voce prá sentir saudades, agora são 04! Sem voces aqui está faltando um pedacinho do brasil. Acho que a felicidade vai estar completa logo, logo, aí prometo que vou te passar a salada....rsrsrs.....
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
Bacana, Carol, o seu texto. Eu, ao contrário de você, estou com tanta brasilidade que decidi ir à Budapeste. Já já chegou por essas bandas. Por enquanto estou com a familia húngara de meu amigo aqui na Bélgica. Abraço grande.
2 respostas · ativo 687 semanas atrás
Enviarei, querida Carol, tantas xícaras quantas queiras
mesmo sabendo que ao vê-las a saudade vai aumentar.
Nossa terra é nossa origem a saudade dela nos deixa triste
pois somos frutos desse torrão.
Desse Brasil altaneiro, cheio de praias e coqueiros,
cheio de abraços e cheiros, apregoados em canções
Mando-te um bule inteiro, com café e pão de queijo,
pra matar o teu desejo vai tapioca e cuscuz,
mando-te ainda umas porções
de muito afeto e emoção dessa que aqui vos fala
que tem sotaque na fala
Um sotaque nordestino pois é dele o meu destino,
Brasileira, com certeza que terá sempre a seu dispor
um cantinho em minha mesa e no coração muito amor
Beijo e saúde, querida,
Aqui minha despedida,
venha quandopossas e querira
Nossa terra hospitaleira
Estará a seu dispor.
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
Que lindo o seu texto flor, eu adorei literalmente.
Eu acho que os brasileiros não muito valor ao que é nosso, a nós próprios de verdade...
Mas fazer o que, vale o ditado, que a só se dá valor quando se perde.

SORTEIO DO LIVRO " A SOMBRA DA LUA " , Acesse: www.IMAGINAYRE.com.br
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
Adorei Carô! E olha só, não vai esquecer de me avisar qdo desembarcar por aqui! Dessa vez darei um jeito, qualquer jeito, pra gente se ver ok!!!
Bjsssssssssssssss
Mariana
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
Aí vai Carol, por sedex instantâneo! sagacidade, gírias, malandreado, beleza mestiça, riso fácil, um pouco de nariz em pé, um pouco de solidariedade e muita muita alegria receptiva. To aqui me fartando, mas foi fácil entender cada sentimento em suas palavras. Sensações de uma expatriada... Muitos beijosssss e saudades de vc.
Tatiana
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
Carol, nosso coração está para sempre dividido entre duas pátrias, não tem jeito, faz parte da nossa escolha e a gente até que consegue viver com isso né não? Só quem já viveu longe de sua pátria materna para entender a emoção que é ouvir um sotaque familiar, um cheiro, um produto regional... Que suas férias no Brasil aconteçam logo! E quando for tome todas as xícaras que puder.
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
QUE LINDO QUERIDA!!! IMAGINO COMO DEVE SER DIFÍCIL...MAS TB UM GRANDE PRIVILÉGIO ....DUAS PÁTRIAS....E VC PODENDO APROVEITAR O MELHOR DAS DUAS.
ESTAMOS MORRENDO DE SAUDADES DE VCS...ESPERAMOS ANSIOSOS ..
OS BRAÇOS SEMPRE ABERTOS...
BEIJOS!!!
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
Ahh! querida, meu tempo de validade sem vocês também já venceu, li seu texto chorando, está lindo. Vamos ter que dar um jeito pra vocês virem logo. Beijos Mamãe.
1 resposta · ativo 688 semanas atrás
Que texto lindo! Imagino que a saudade deve ser grande mesmo!

Beijos
Syl http://minhacasinhafeliz.blogspot.com/
1 resposta · ativo 687 semanas atrás
Oi Carol, que texto lindo. Me identifiquei demais com ele.
É isso mesmo minha querida. Apesar de morarmos fora do Brasil, com uma qualidade de vida melhor e mais segura, sempre sentimos falta do nosso querido povo brasileiro.
Quero uma xícara também, ok?
Bjkas,
1 resposta · ativo 687 semanas atrás
Emocionante de se ler o seu texto, Carol. Ofereço-te uma xícara de café bem brasileiro! Grande beijo,
Mel
1 resposta · ativo 687 semanas atrás
Muito profundo e interessante Carol.
Sou mãe de Mel, e ainda sonho em visitar a Hungrya em memória de meu pai.
Desejo que vc receba muitas xicaras de café Brasil, quem sabe assim a nostalgia abranda um pouco.
Muito prazer e grande beijo.
1 resposta · ativo 687 semanas atrás
Ah amore, que lindo o texto.... sinto falta dos seus textos, mas sei que a culpada sou eu... ando com tata correria que não consigo parar e ler, com calma, que é o mínimo que seus textos merecem!
Mas saiba que a minha validade sem você e as crianças já passou também.... saí daí programada para ver vocês em dezembro, e esse tempo a mais que está passando está me matando! Mas o importante é que logo você chega recarregar sua pilha no meio da bagunça....
Te amo querida;.....
Saudades mil!
juliana
1 resposta · ativo 686 semanas atrás
Adorei o post! Demais!!! Gostei demais mesmo!!!! Beijooos
1 resposta · ativo 686 semanas atrás
Carol

Primeiro, te agradeço pela visita e carinho.
E muito sucesso a nós donas de casa!

Bom, adorei seu texto. Fiquei me imaginando nesse lugar, que deve ser lindo!
Sinceramente.
Moro no Brasil, porque não posso morar fora. Mas não gosto daqui.
Sempre digo á meu marido que meu sonho é morar fora, e que nasci aqui, porque a cegonha me derrubou de seu lenço, kkk mas que ela ia me levando em outro lugar.
Deus abençoe você aí, onde está.

Abraços

Silmara
1 resposta · ativo 681 semanas atrás
Ola Carol meu nome é Cristina. Sou parte da Equipe do http://www.recantodasmamaesblogueiras.com/. Visitei seu blog e adorei o post. Estou indicando você para o TOP FIVe que vai ao ar no dia 30/06. Passe lá para conferir. Beijocas
1 resposta · ativo 615 semanas atrás
Lindo texto! Quanta emoção que passa pra gente...moro no Brasil e admiro a coragem de quem vai para tão longe!
1 resposta · ativo 611 semanas atrás

Postar um novo comentário

Comments by

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...