Aos ilustradores, com carinho.

quinta-feira, 28 de junho de 2012


Essa semana foi meu aniversário. Não estou falando só para ganhar mais parabéns - embora, mesmo atrasado, seja sempre algo muito gostoso – e sim porque fez-me refletir sobre muita coisa.

Sobre envelhecer:

Tenho bem claro pra mim o que meu avô sempre dizia “Só não envelhece quem morre moço”. Ele tinha orgulho de cada ano seu e eu penso como ele, são trinta e quatro anos bem vividos, sonhados e com muitas realizações. Não tenho vergonha em dizer e não escondo nenhum dia. Cada ano um troféu, um capítulo no livro da vida. E que esse livro seja bem grosso...

Sobre meu vício:

Passei um ano excencialmente sincero, dei muito de mim, escrevi coisas que nem eu mesma conhecia de meu interior, fui até questionada, delicadamente, claro, o que fez-me pensar :“Por que tanta sinceridade? Não estaria mostrando-me demais ao mundo?”. Acho que isso é mania de quem escreve, especialmente de quem sempre escreveu em diário, tipo um vício, difícil de largar sem terapia ou algo parecido, precisariam amarrar-me as mãos e cortar minha internet... Gestos explícitos de sinceridade compulsiva, timbrados em preto e branco em formas de letras. Um escândalo! Concordo, mas continuo sem tratamento específico... felizmente.

Sobre as cores e formas:

E olha o resultado da minha sinceridade compulsiva! Quem diria? Atraí tanta positividade, tanta coisa boa, que só posso pensar em continuar assim, entregue a esse vício de dizer o que penso, ou pior, o que sinto.
A maioria não se abre com medo de um convidado não desejado, mas não imaginam quanta coisa boa pode entrar também. Páginas e páginas expostas para qualquer um que queira rabiscar, correndo o risco de uma página rasgada, ou, até mesmo, pichação indescente... E a surpresa é que não existem rabiscos, e sim, lindos desenhos coloridos que ilustram minha história e dão o toque final à obra.

Sobre os ilustradores:

O que realmente chamou-me atenção nesse ano foram as parabenizações. Mais de cem pessoas desejaram-me feliz aniversário, alguns menos conhecidos, outros mais, alguns mais íntimos, outros mais formais, mas todos fizeram parte da minha vida esse ano que passou e de alguma forma desenharam algo colorido no meu livro.

Comecei a reparar em quanta gente eu conheci  e como minha vida mudou com cada uma delas e foi maravilhoso constatar que a maioria ali era produto dos meu trinta e três, um capítulo de mudanças e descobertas. Tanta gente positiva e cheia de sonhos que é impossível sentir-se sem energia, ou negativa. Tantas cores e formas, que tornaram meu livro mais que informativo, tornaram-no divertido, fizeram dele uma obra de arte.

Meus velhos amigos, amigos de sempre, pessoas da família sempre unida, pessoas da família que eu reencontrei depois de muitos anos... E como falar mal desse facebook? Vivi dentro dele esse ano inteiro, trabalhando e ao mesmo tempo conhecendo pessoas especiais, revendo pessoas especiais... rabiscando desajeitada o livro dos outros e deixando que novas cores cobrissem o meu.

E relendo tudo o que passou, as ilustrações me parecem mais importantes que a própria escrita, revelando-se em positividade e muitos, muitos amigos. Sei que muitos ali vão seguir seu caminho, ilustrando outras obras, talvez muitos deles jamais voltem a assinar meu livro, mas o importante é que estiveram lá, fizeram parte e deixaram suas cores, me transformaram de certa forma, criaram harmonia e deram vida a obra. Aos ilustradores, com carinho, obrigada por criarem, nesse capítulo da minha vida. Espero mais desenhos e cores nesse novo ano que começa.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...