Situação de Emergência

domingo, 10 de fevereiro de 2019




Hoje vim falar sobre um assunto importante, que nunca abordei pelo simples fato de nunca ter passado por uma verdadeira emergência na Hungria, além do mais, sempre tive a constante ajuda de húngaros que me cercam e fazem parte da minha família, porém nem todos que moram aqui se encontram nessa posição confortável, é um assunto de extrema importância e por ter sido lembrada que ele existe, sinto-me na obrigação de passar algumas informações à frente.


Nem todo romance termina com um “feliz para sempre” e acredito que meus textos sejam encorajadores, colocando-me numa posição de responsabilidade. Não é a primeira vez que faço menção ao peso de uma decisão tão séria, mas é sempre bom relembrar. Escolher mudar de país com alguém te coloca numa situação de dependência, pelo menos durante um tempo, ainda mais tratando-se de um país com tanta barreira de comunicação para um estrangeiro.

Mas o que acontece que se você cai na armadilha de estar numa situação de emergência? O que fazer?     
 
Durante as festas de final de ano, fui procurada por um amigo da comunidade brasileira que tem o costume, assim como eu, de ajudar brasileiros que tenham questões sobre a Hungria. Existem vários grupos no facebook onde brasileiros se ajudam, criando uma importante corrente. É sempre bom ter contato com esse canal, pois pode ser o caminho para qualquer solução, desde o nome de um produto, até coisas extremamente sérias, como violência e maus tratos. Eu deixei alguns links na minha página de SOS, aqui no blog, mas qualquer um pode facilmente encontrar com a ferramenta de procura do facebook. Esse meu amigo virtual me procurou dessa vez porque não soube dar nenhuma informação. Outra pessoa havia entrado em contato com ele, porque também não sabia o que dizer para a pessoa em questão, que havia fugido de casa, depois de apanhar do namorado e se encontrava desamparada, perdida... Fiquei aflita, também não sabendo o que dizer, além do óbvio: tem que procurar a delegacia de polícia. Mas como fazer quando não fala a língua do país? Essa pessoa acabou achando seu jeito de se proteger e encontrar abrigo, mas decidi pesquisar sobre o assunto para não me sentir tão imprestável num pedido de ajuda.

Primeiramente falei com húngaros e soube que, procurando a delegacia de polícia, você pode dar queixa e existe até a possibilidade de um abrigo, mas você provavelmente precisa falar em húngaro para dar a queixa, já que é bem grande a possibilidade de o policial não saber inglês, muito menos português. Ainda não é a saída ideal para um cidadão brasileiro que não fala húngaro.

Procurei o site da Embaixada do Brasil na Hungria (também a disposição no SOS do meu blog e importantíssimo para qualquer turista ou recém-chegado ao país, por favor, tenham esse endereço à mão) e encontrei o link do plantão de emergências consulares . A página descreve as várias situações de emergência em que eles atendem (por favor, leiam com atenção o que é uma situação de emergência para não acionar esse serviço de maneira errada, pois assuntos como perda de passaporte, por exemplo, não é emergência) . O número da Hungria para EMERGÊNCIAS :+36 (30) 219-2150 . Na mesma página você encontra telefones para Plantão Consular de outros países também.

A chave para um brasileiro no exterior com problemas é sempre a Embaixada do Brasil e é possível fazer a inscrição assim que você chega, para facilitar qualquer processo. Afinal, eles terão seus dados e você já saberá para onde correr. A Embaixada não é apenas um lugar para resolver burocracias, ela é a extensão do seu país, servindo como apoio para o brasileiro no exterior e isso serve para qualquer lugar do mundo. Tire um tempo para fazer sua inscrição, mesmo que tudo esteja tranquilo na sua vida.

Infelizmente, existem histórias tristes e tensas, com enredos totalmente diferentes do imaginado. Com essas informações, espero poder aliviar um pouco da grande dor de passar por uma situação ruim longe de casa, mostrando uma direção para um lugar seguro.

Não custa se preparar antes de pular numa decisão extrema, tenham links e contatos sempre à mão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...