O circo que caiu...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Na sexta-feria passada fomos ao circo porque tínhamos ganhado descontos. O circo era simples, pequeno, não demos muito crédito a ele antes de entrar, porém sua lona não parecia muito velha, estava arumadinha, o picadeiro era como um palco, um pouco mais alto e também pequeno. Nós sentamos em cadeiras, dessas de plástico branco. Sabia que o tamanho do circo não importava pras crianças e que iriam gostar de qualquer "showzinho" que mostrassem.
E o espetáculo começou... As roupas bonitas e bem arrumadas, muito caprichado, a pesar de seu tamanho. O número de artistas se resumia a 7 pessoas, se não me engano. Mas eles faziam tudo e tudo muito bem feito, números que as crianças ficaram de boca aberta. Eu via a magia do circo em seus olhos fixos, justo meus filhos que não param, estavam atônitos. Quando um homem cuspiu fogo, o Zsombi, meu filho de 5 anos, até soltou um "Ohhhhh", de boca aberta e com as mãozinhas na frente, desacreditado. Aplaudiram muito, cada número. Riram com o palhaço aprontão e se encantaram com os acrobatas e cachorrinhos ensinados. Éramos uma pequena platéia naquele dia de estréia, mas todos sorriam. Meu marido que toda a vida disse ter odiado circos, agora aplaudia a cada número e no intervalo fez questão de comprar muitas rifas, já que sentiu dó de ter pagado tão pouco a eles para entrar. O pequeno espetáculo tomou grande espaço nas nossas lembranças. Quem diria? Um circo desconhecido: Circo Adam. Mas quando eles apresentavam os números, eles faziam de coração, brilhos, lantejolas e magia. Aquelas pequenas famílias fizeram um show de grande circo, alegraram, sorriram do começo ao fim e nos conquistaram.
Depois do circo, Zsombor me levou para jantar, um jantar prometido desde que nasceu o Clube das mães e pais blogueiros, em comemoração às minhas vitórias desde que decidi fazer algo por mim também e não só pela casa, crianças e marido. No jantar voltou o assunto do tal circo, ficamos simplesmente encantados em ver tanto amor pelo que fazem, tanto prazer em divertir, isso simplesmente estava escrito na testa deles: Amo o que faço e faço pra vocês!
E que coisa mais bonita viver para tirar risos e suspiros das pessoas!
Segunda-feira recebo um e-mail do meu marido com o título "circo". Abri feliz, já pensando naquele circo. Era uma reportagem mostrando o circo que foi destruído pelo temporal que havia passado por aqui. Uma vontade de chorar escalou pela minha garganta e um nó ficou ali, segurando o choro em ver aquilo, as lágrimas foram seguradas ao inspirar bem fundo e um tremor passou pelo meu corpo inevitavelmente. Aquela pequena lona azul deitada e o picadeiro a mostra, os ferros retorcidos, num prejuízo simplesmente impagável aos seus integrantes, um valor de uns 50mil reais, que aquelas 4 famílias não teriam. Ninguém se machucou, por sorte, não foi em horário de espetáculo... Mas que espetáculo? Quando eles fariam novamente? Quando poderiam trabalhar novamente? Quem assistiu a reportagem na televisão diz que o dono do circo mal conseguia falar com sua vóz chorosa. E tudo de repente me pareceu tão injusto!
Por que acontece isso com pessoas de boas intenções?
Durante a semana foi algo em que pensei muito, juntando a outros fatos. As pessoas levam tanto tempo pra construir algo, fazem com carinho, pensando em fazer bem, constroem uma reputação e são destruídos num segundo, o circo, um nome, os planos, os sonhos... Seria tão bom ser sempre reconpensado pelos sorrisos distribuídos, os bons pensamentos ali deixados, o amor demonstrado... Tanta gente com dinheiro que pagaria brincando, pelo menos uma pequena parte para que essa família continue seu lindo trabalho, essas pessoas que sempre viveram disso e não por riqueza, simplesmente pelo amor ao trabalho. Se eu pudesse eu os ajudaria! Pensei nisso a semana toda, mas não posso fazer nada, apenas deixo aqui meu texto, dizendo o quanto aquele espetáculo foi especial e o quanto estou torcendo pela volta por cima.
Que o Circo Adam possa levantar a lona novamente para enfeitiçar a todos que tem coragem de ver além da simplicidade, para quem da valor ao sorriso e aos aplausos da criança e que o mundo aprenda a construir junto, colaborar, dar valor e propagar o que realmente importa. 

Comentários (18)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Esse foi o espetaculo que mudou meu jeito de olhar para circos mesmo. Desde sempre gostava muito de teatro, mas nao de circo. O que eu amo no teatro, era exatamente o que percebi nesse show... e o que voce escreveu. Pessoas fazendo tudo para te deixar mais feliz. Simples assim.
Voce fez a sua parte em escrever aqui amor. Se pudemos fazer mais, faremos com certesa!
Bjs, Zs
1 resposta · ativo 706 semanas atrás
é amor, não dava pra deixar em branco. Estava pensando em fazer um post antes do acidente, só falando das coisas boas, mas infelizmente terminou assim... vamos torcer pra eles...
Te amo!
Beijos!
Lindo filha e triste.... Mas, nossas vidas também é parecida como um grande circo, enquanto passamos a vida tentando fazer o melhor que podemos, muitas vezes somos atingidos por um grande vendaval de injustiças e invejas, mas, como o dono do circo que caiu, também com certeza reconstruímos, pois, assim, como o circo, nossos sonhos e objetivos, nenhum vendaval destroe.
1 resposta · ativo 706 semanas atrás
é pai, você tb sabe que um vendaval sempre acontece na vida de alguem, mas basta fazer a coisa certa que tudo pode ser construido novamente, não é? O melhor de tudo é ver construida a sua vida em cima de verdades e coisas boas. Isso aprendi de vcs!
Um beijo enorme!!!
Nossa Carol, que triste! Minha cidade (Niterói) tbm tem grandes traumas com circo. Já houve no passado uma grande tragédia e cresci ouvindo essas histórias e conhecendo parentes de pessoas que estavam no dia do "horror". Por isso, até hj nunca entrei em um, mas tenho muita vontade de passar por cima desse medo, tristeza, sei lá o que é, e conferir um espetáculo com marido e a cria. Semana passada vi uma reportagem que falava sobre as famílias do circo e pude ver essa paixão que vc relatou, realmente é de emocionar.
Enfim, nem tudo nessa vida a gente entende... mas se Deus quiser em breve este grupo voltará a fazer o que gosta e quem sabe com ainda mais estrutura e vontade.
Bjs!
1 resposta · ativo 706 semanas atrás
´´e Uli, vale a pena passar pelo medo sim. é muito bom viver um dia de circo com as crianças, a magia está na simplicidade de como eles fazem você sorrir, equilibrando uma bola, fazendo palhaçada, ou truques de mágica... é lindo ver como alguém escolhe como carreira alegrar os outros...
Estou torcendo muito para que eles tenham outra vez o show deles...
Abraço!
OI QUERIDA!!!
GOSTEI MUITO DO SEU TEXTO.
SEMPRE LEVEI A JU E O ANDRÉ AO CIRCO...ELES GOSTAVAM MUITO E NÓS NOS DIVERTIAMOS BASTANTE. LENDO SEU TEXTO VOLTEI NO TEMPO E SENTI SAUDADES...
LEMBREI DE UM DIA EM QUE UM CHIPANZÉ ANDAVA DE BICICLETA E O ANDRÉ MORREU DE RIR E FALOU QUE O MACACO ANDAVA MELHOR QUE EU E A MIRIAM...(QUE ABUSO)
POR MAIS SIMPLES QUE SEJA, TODO CIRCO TEM MAGIA...
BEIJOS QUERIDA!!!
1 resposta · ativo 706 semanas atrás
Ai Meire me matei de rir imaginando o André te atormentando com o macaco... ahahahha
é verdade, a magia do circo não está na grande lona e nas lantejolas e sim em quem faz o espetáculo e para um show basta o amor pelo que fazem.
super beijos pra vocês!!! Saudades!!!!
Isso mesmo Carol. Nada melhor do que essas suas belas palavras para marcar esse espaço de mágica, diversão e alegria. Que triste o que aconteceu... Cada acontecimento uma nova lição para nós. Muitas vezes uma retomada, para que possamos realmente valorizar o que temos e aproveitar muito bem cada minuto do nosso dia.
Quero aproveitar para agradecer imensamente seus comentários no meu blog e também para dar os Parabéns pelo seu novo investimento. Ando com pouquíssimo tempo para acompanhar, para comentar os blogs que adoro, mas prometo e quero muito participar mais do Clube das Mães Blogueiras.
Um grande beijo e ótimo final de semana para vocês.
1 resposta · ativo 706 semanas atrás
Obrigada querida!!!
Eu imagino como seu tempo deve estar, agora com bebê e consultas... rsrsrs Mas curta bem a gravidez e relaxa, não esqueço de você e sei que vc tb nao se esquece de mim... :)
Quanto ao circo, sim é triste, mas estive pensando e espero que um recomeço seja o que eles precisem pra realmente fazer sucesso... Vamos torcer.
Abraços querida!!!
Fiquei comovida com o texto, tao triste quando as pessoas de bem e que fazem bem ao proximo sofrem com algum tipo de coisa =(
Mas o bem sempre atrai o bem e logo eles estarao de volta p/ alegrar a muitas familias com os espetaculos e seu texto foi uma bela participacao p/ que nos que lemos consigamos mandar boas vibracoes e quem sabe tudo nao se ajeite ;)

Bjs
1 resposta · ativo 706 semanas atrás
Dani é isso mesmo!
Eu acredito na força da energia positiva. :)
estamos solaborando de alugma forma... :)
Beijinhos!
Lindo texto querida, estava tão alegre e de repente nos faz chorar... Essas injustiças que vêm da natureza, quando não se tem a quem culpar são muito difíceis. E as outras tempestades, a que vc se refere, também arrasadoras... Pra qualquer uma delas a resposta certa é "se reerguer, continuar. Porque o que não falta é talento e vontade de trabalhar. Com o seu texto você está ajudando a nos fazer enxergar o lindo trabalho desse pessoal, um trabalho do qual eu já tinha me esquecido, Beijos!!! Mamãe
1 resposta · ativo 706 semanas atrás
Obrigada mãe!
Foi triste mesmo, mas espero que pra eles essa tragédia traga uma volta por cima ainda maior, com muito sucesso, como aprendi essa semana. As vezes precisamos de um chacoalhão pra vir com mais força ainda.
Super beijo!
Lindo Carol, eu tb fico triste qud essas coisas acontecem, mas acho q sempre q algo injusto acontece e nos deixa p baixo, isso pode virar superaçao, basta como olhamos para a situaçao.
Eu espero q o pessoal do Circo consiga se superar e crescer!
bjo
Sim Dani, a volta por cima sempre vem maior, não é mesmo? ;)
Beijinhos!
Carol!!!
Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, esse foi a minha primeira visita de muitas que ainda farei. Texto muito bem redigido e mensagem muito clara. Senti a emoção através das suas palavras.
Quanto ao circo, tenho a certeza (com Z de Zsombor) que logo estará de volta, pois além de acreditar na corrente do bem, o amor e alegria de fazer são combustíveis do impossível!
Parabéns....bjos a todos aí!!!!
Oi Victor!!!
Que legal você por aqui! Fico muito feliz por receber um comentário lindo assim.
O circo vai dar a volta por cima, tenho certeza, eles tem talento pra isso. :)
E aí quando vem de novo pra Europa? Ainda precisa conhecer nosso país! :)
volte sempre!
Beijinhos pra vocês tb!!!

Postar um novo comentário

Comments by

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...