Peguei-me pensando sobre minhas escolhas, eu sempre escolho algo que precisa de explicação e sofre alguma incompreensão. Por quê? Eu insisto em desafiar e ouvir comentários desagradáveis. Não seria mais fácil seguir o fluxo e contar que trabalho em tal lugar e ganho tanto, recebendo de volta uma afirmação com a cabeça?
Acreditem, essas escolhas são geralmente as que nunca me causam arrependimento. Porém, o que tenho que ouvir por causa delas...
A maior de todas foi, com certeza, ter vindo com o namorado húngaro para a Hungria depois de 2 meses de namoro, sendo que com 1 mês já estávamos marcando viagem e com 15 dias aceitei um pedido de casamento. Ok, aceito que forcei a barra e compreendo perfeitamente quem não entende minha escolha e nem como consegui convencer meus pais... Nem eu sei essa parte, talvez eles tenham visto em nossos olhos. Não é preciso de muito tempo para reconhecer um verdadeiro amor nos olhos de quem ama... O brilho, o sorriso, os sonhos e as brorboletas, tudo denuncia e o torna irrevogável.
Ao mudar para cá, sem saber nada sobre essa língua louca, que não se parece com nada e que nem se sabe onde começa ou termina uma palavra, não podia fazer nada a não ser viver aqui para aprender. Eu não trabalhava, claro. Ajudava fazendo limpeza na casa e cuidadando do meu namorado(dona de casa). Engraçado que se escolhesse fazer o mesmo na casa de outra pessoa já seria um emprego, assim não é.
-Como assim, você não faz nada?
"Não, imagina, estou super curtindo as férias de alguns anos, tentando ao máximo aprender uma língua mesmo não tendo nenhum amigo ou parente por perto pra conversar. Super legal sabe, estou me aproveitando da situação de nem conseguir me comunicar decentemente ou manter uma conversa com mais de duas frases. Na verdade sou bem preguiçosa mesmo e depois da faculdade planejei mesmo achar um estrangeiro pra me mudar pra bem longe e não fazer nada da vida, super ajuda a auto-estima... "-pensava e respondia:
-Eu arrumo a casa, faço comida e ajudo no que puder... - olhares desconfiados e silêncio...
Não foi fácil, mas foi minha escolha e fiz até o fim, mesmo ouvindo os preconceitos que isso acarretou.
Depois, mesmo sabendo a língua, decidi ser dona de casa. Ai meu Deus, que absurdo uma mulher hoje em dia querer cuidar da casa e dos filhos sem trabalhar fora!!! Vocês podem imaginar como eu ficava de pernas pro ar o dia inteiro, não é? Enquanto que minha vassoura mágica deixava minha casa arrumadinha e meus filhos educados... Visualizou a preguiçosa aqui?
E agora outra escolha polêmica: Trabalho pela internet e planejo ser escritora... pausa para os olhares desconfiados... Pode rir!
Ahh fala sério! Trabalhando em casa, numa rede social e sem ganhar dinheiro(ainda)? Nossa, agora eu provoquei mesmo em dizer que estou trabalhando. Chutei o balde! Desde quando ficar na internet pode ser chamado de trabalho? Se não tem dinheiro, não é trabalho (claro, quem já ouviu falar em investimento a longo prazo? Ninguém? Não?) Escritora? Fala sério... Agora espera eu contar minha audácia... Contratei uma faxineira ainda por cima!!! Escandalizei? Agora sim virei folgada e madame de carteirinha, não é? Não conta que trabalho mais ou menos 12 horaspor dia e que a faxineira só vem a cada 15 dias e eu é que mantenho o resto. Se eu estou em casa, sem ganhar dinheiro, pra que isso? Pois é, escolhi novamente algo que necessita explicação. Cada vez que me perguntam o que eu faço e eu falo, vem as explicações para dizer que estou trabalhando mais que nunca e esperando o retorno disso tudo, que um dia há de aparecer...
Mas eu não posso culpar ninguém. Até pouco tempo existiam 2 escolhas: trabalhar fora X ser dona de casa. Eu estou entre aquelas mães que estão tentando conciliar os dois, eu trabalho para fora em casa, cuido dos meus filhos durante meu trabalho e faço a hora do meu trabalho (o que quer dizer que estou em local de trabalho o tempo todo também, pra quem não sabe). Os padrões estão mudando, não somos mais obrigadas a só cuidar dos filhos e da casa e nem de trabalhar fora a todo custo, existe sim um meio termo para quem quer tentar . E eu, que já havia desistido do meu sonho de escrever, por estar num país onde minha escrita em português não representa nada, descobri na internet um milhão de possibilidades. Aqui você é onipresente! Não tem que estar naquele prédio, naquela hora e sua sócia pode morar em um outro país, como no meu caso, que conheci (pela internet, não pessoalmente AINDA) uma pessoa maravilhosa que mora na Itália e me ofereceu essa oportunidade.
Mas tanto faz quais as suas escolhas, tanto faz que olhares você recebe e quais perguntas seguidas de sorrisos maliciosos, se você tem certeza que vem do coração, sua escolha é a certa. Mudar conceitos implica em ir de encontro com muita gente e nem sempre ser compreendido, mas só mudando e adaptando é que evoluimos. Ainda que não pelo dinheiro, os elogios e os "obrigado" que temos recebido, já me dão a sensação de ter escolhido certo, já confirmam que valeu a teimosia.
E pra quem continua escandalizado com minhas escolhas, é melhor sentar e se acostumar, vou continuar fazendo o que meu coração dita, parecendo ou não loucura, é dali que parte minha felicidade.
michellesiqueira 1p · 705 semanas atrás
Imagino que o texto seja um desabafo merecido. Um grande passo para se ganhar tempo é ignorar opinião de gente limitada. Muitas vezes opiniões descabidas partem de dentro da própria família, mas o laço de carinho e respeito não pressupõe julgamento de escolhas. E ter uma limitação de entendimento sequer é ofensa. É só uma classificação. Julgamente de amigos então, nem pensar! O único julgamento permitido é o seu sobre si mesma e a resposta está aí, consciência e aposta no futuro.
De certeza que vc trabalha muito, é uma mulher corajosamente jovem. E ao permitir-se esta nova fase, está aceitando um desafio que muitos covardes opinadores não teriam coragem de aceitar. Portanto, siga em frente. Economizando tempo sem dar atenção as bobagens e com um grande foco no que é realmente importante para você.
Perseverança e boa sorte!
Um abraço,
Michelle
Carol 76p · 705 semanas atrás
Ta muito na cara que é desabafo??? ahahahha
Pois é, não ligo muito pra opiniões, mesmo porque se ligasse estaria perdida com as coisas que costumo fazer... ahahahah Mas as vezes faz um bem por isso pra fora e ler coisas lindas como essas que você me escreveu.
Obrigada amiga!
Grande beijo!!!
Lais Toledo · 705 semanas atrás
Seu texto foi muito bonito.
Acompanhei boa parte do início acontecer de sua história acontecer.
Apesar de tudo, família, pessoas pobres de espírito, que gostam de criticar, de uma coisinha aqui, outra ali: Sempre dá tudo certo, principalmente, para quem é do bem. E você é do bem, isso, sempre vi em você.
Simplesmente ignore insinuações maldosas, pessoas pobres de espírito, sabe!
Eu também estava meio desanimada, na mesma situação, ser dona de casa (para escândalo da família, que acha que joguei meu diploma fora) ou trabalhar fora, mas como estou tentando ter filho, e quero ser uma mãe presente, resolvi ser dona de casa mesmo e montei o blog, o qual estou amando.
O blog é uma forma de me sentir produzindo algo bom em meio a essa ansiedade de ser mãe. Quando pego meu netbook e começo, toda a ansiedade, o medo das minhas expectativas não acontecerem, tudo fica longe, e penso no melhor.
Mas estou firme aqui porque acredito nessa teoria. Sempre tudo de bom acontece, às vezes na hora em que você menos espera.
Fica firme amiga!!!!
E lembre-se que mesmo longe, estou aqui torcendo por você sempre.
Bjo
Siga em frente minha amiga, seu blog é lindo, escreve bem, tem uma família maravilhosa, e não esqueça, amigos, aqui no Brasil também viu!
Carol 76p · 705 semanas atrás
Aqui desabafei um pouquinho sobre coisas que passo no dia a dia, mas tb não é nada que seja obstáculo, sempre fui atrás do que acho certo, mesmo sendo contra a opinião da maioria. :) Aconselho que vc faça o mesmo, nada pode dar errado vindo do coração...
Beijinhos!!!
Dirceu · 705 semanas atrás
Carol 76p · 705 semanas atrás
Amo vocês!
Beijos!
Ana Flávia · 705 semanas atrás
Adorei sua posição. Respeito muito suas escolhas, até porque acredito muito em família.
Hoje, as pessoas estão se preocupando demais com "sucesso profissional", "dinheiro a todo custo" , "carreira" que se esquecem da essência da vida. Quando a hora chega pra estas pessoas, o ego já está tão grande que não cabe mais ninguém pra dividir a vida.
Estou prestes a fazer uma escolha assim também! Já comecei a ouvir críticas e desaforos, mas o que quero, o que acredito vem em primeiro lugar: o amor.
Beijos.
Carol 76p · 705 semanas atrás
Boa sorte! Se precisar fale comigo!
Beijinhos!!
miriam · 705 semanas atrás
Carol 76p · 705 semanas atrás
Graças ao apoio de vocês, e a educação que me deram, estou aqui e faço o que acho certo. Obrigada por terem me ensinado a seguir o coração, acho que foi o melhor que me ensinaram, dentre outras tantas coisas.
Verdade, sempre tive boa resistência, creio que maior era sempre minha teimosia, não aceitava parar antes dos outros, ou sair no meio... Não vai ser diferente agora... :)
Amo vocês!
Beijos!
Livia · 705 semanas atrás
Livia
Carol 76p · 705 semanas atrás
Sim é verdade, ainda existe esse preconceito de que quem trabalha em casa, na verdade não trabalha, internet então, só pode ser hobby, não é mesmo... Mas o que seria de mim se ouvisse as críticas? Eu ouço, as vezes me revolto um pouco, desabafo e bola pra frente... No fim sempre aparece quem tinha razão.
Obrigada pelo comentário e pelos bons fluídos... :)
Super beijo!!!
ronizealine 24p · 705 semanas atrás
Ronize Aline
odonodalua.ronizealine.eti.br
Carol 76p · 705 semanas atrás
Fico muito feliz em ler você por aqui. :)
Sim, escolhas e comportamentos um pouquinho fora do que todos fazem já é motivo para olhares e críticas, mas um sonho realizado vale muito mais que tudo isso, não? :)
Que sonho estar lançando um livro!!! Maravilhoso!!! Desejo muito sucesso na sua carreira como escritora.
E sou totalmente adepta de passar um tempo com os filhos e trabalhar na madrugada, não tem dinheiro que pague essa atenção e tudo o que vem com ela em troco.
Obrigada pelo comentário inspirador e muito sucesso!
Mel · 705 semanas atrás
Carol 76p · 705 semanas atrás
A Hungria é um lugar que conquista a gente, não é mesmo? Quando percebi já nem dava mais pra sair daqui... rsrsrs Tb Adoro!
Beijinhos!!!
Eloa · 705 semanas atrás
Somente pude parar para ler o seu desabafo agora( tambem sou dona-de-casa), e realmente é incrivel como suas palavras expressam uma realidade constante. Aqui no Japão ocorre o mesmo, e se você não tem trabalho fora, quase que descartam a sua pessoa. Eu fico tranquila pois o que importa é o meu bem estar e da minha família, e muitos conceitos devem ser mudados. Parabéns , te admiro a cada dia.Bjs,
Elo
Carol 76p · 704 semanas atrás
Sim, não é fácil fazer uma escolha que vai contra aos novos padrões, não é? Mas eu vejo minha vitória e a certeza de ter feito uma boa escolha quando olho para os meus filhos e vejo o quanto eles interagem comigo e o quanto são crianças satisfeitas. Eu os conheço melhor que ninguém e pra mim isso vale o valor de todos os salários que não ganhei e muito mais. Cada um faz o que acha certo e do jeito que é mais feliz, pra mim isso é perfeito e não abro mão.
Tem um outro texto meu que talvez goste, escrevi logo no começo do blog: Profissão dona de casa. dá uma olhadinha se tiver curiosidade, tem um link nesse texto mesmo, na palavra "dona de casa".
Super beijo e corre atras do que é bom pra vc!
Marcella Stelle · 702 semanas atrás
beijos, Má www.monmaternite.com
Carol 76p · 702 semanas atrás
O melhor de tudo em se ter blog é conhecer pessoas como você, tão especiais! Esse meu cantinho é mais aconchegante, lá na rede social, no Clube, eu posso ajudar muita gente, por sermos grandes, aparecermos, aqui eu sou eu, falando de mim, que pode não ser tão super interessante pra todo mundo, mas adoro quem passa por aqui e aprecia. :)
Que bom que você veio fazer parte do meu Clubinho... rsrsrs
Beijos!!!
carolszab 55p · 562 semanas atrás
Carol parabéns pela sua atitude! Admiro a coragem que você teve acho digno! Rs.. Devemos seguir os nossos! Desejo felicidades! Mas tenho uma pergunta eu estou namorando um rapaz húngaro pela internet.. Queria saber como faço para ficar no país.. Ele quer casar mais ainda não tem idade, ele ainda tem 16 e eu faço 18 agora no final do ano! Pretendo viajar para húngria depois de completar a idade! Bom queria saber como ficar no país sem ainda ser casada e quanto em dinheiro preciso para uma viagem como essa. Se puder me dar algum concelho seria de grande ajuda! Agradeço desde já.. Bjs..
carolszab 55p · 562 semanas atrás
Para você vir pra cá por um período de até 3 meses, não precisa de visto, você pode vir com seu passaporte mesmo e ficar como turista, porém, se você tem ideia de vir por mais tempo, tem algumas possibilidades. Na página de SOS do meu blog, lá no topo, você vai encontrar um link que fala de vistos para a Hungria e vai encontrar endereço e telefone da embaixada e dos consulados da Hungria aí no Brasil. É com eles que você tem que se informar direitinho e preparar os papéis, se for o caso. Pelo que eu sei, você pode vir como estudante, mas aí vc terá que pagar uma faculdade aqui ou fazer algum intercambio em escola, você pode fazer um visto de trabalho, mas aí terá que primeiro arranjar o emprego ou tem a possibilidade de ser convidada por alguém que mora aqui. Pelo que sei (reforço que você terá que se informar direitinho com eles) alguém pode te fazer uma carta convite, no caso, seu namorado ou a família dele, mas a pessoa tb terá que provar que poderá tomar conta de você financeiramente. Não tem como fugir da papelada, é assim mesmo, eu tb corri atrás de muito papel pra ficar por aqui com meu marido, que na epoca era namorado. Tb demorei 5 anos para casar com ele e nesse tempo todo fui fazendo o visto que podia... rsrsrs Não tenha receio de pedir ajuda ao pessoal do consulado, porque eles sempre me ajudaram. Boa sorte para o amor de vocês! Beijos!